Todos os anos o mágico ciclo vegetativo das uvas se repete: no inverno as parreiras descansam e se nutrem da terra fértil e generosa que o Chile tem. Quando chega a primavera, as folhas começam a brotar e logo nascem os primeiros cachos de uvas. No calor do verão, as plantações já estão carregadas de folhas e cachos, as uvas começam a amadurecer, cada uma ao seu tempo; as uvas, assim como as outras frutas, dependem da quantidade de chuva, sol e luz que receberam durante o período entre a brotação e amadurecimento. Entre outros fatores. A data da colheita também é uma decisão da/o enóloga/o ou vinhateira/o, ela/e sabe qual estilo de vinho quer produzir com aquelas uvas. Mas normalmente variedades como as brancas sauvignon blanc e chardonnay estão prontas para serem colhidas já em fevereiro. As variedades tintas precisam de um pouco mais de tempo para alcançar o amadurecimento ideal e são colhidas até o mês de maio.

E é neste período, entre fevereiro a maio, que acontecem as festas de vindima: a celebração da colheita de uvas no Chile. As celebrações são por todo o país e lembram as nossas festas juninas, mas no lugar do vinho quente e quentão tem vinho tinto, branco, rosé, laranja e espumante aos litros. Em cada vale, as vinhas se reúnem na praça principal da cidade ou em um parque e vendem por taça as suas principais etiquetas. Para participar você compra um ticket que dá direito a uma taça e várias degustações. Aí você vai provando, de taça em taça. É uma ótima oportunidade de provar várias joias de um mesmo vale em um mesmo dia, e por um preço bem acessível.
Algumas das mais conhecidas e tradicionais são as festas dos vales de Maipo, Curicó, Casablanca, Cachapoal e Colchagua. São bem animadas, com a apresentação de cantores e bandas, tem o tradicional pisoteio de uva, concursos de miss vindima, barracas de comidas típicas e artesanato local.

Neste período de colheita as vinhas também preparam atividades especiais para que os turistas participem da experiência de fazer a colheita das uvas e acompanhem todo o processo de elaboração do vinho.
Abaixo tem o calendário das principais festas de vindima na Zona Central do Chile. Se você vai estar por aqui, não deixa de participar ao menos de uma delas, é uma experiência “rica” e imperdível para quem ama vinhos!
Março
. Valle de Colchagua
Centro, Santa Cruz | Dias 7, 8 e 9
. Valle de Curicó
Plaza de Armas de Curicó | Dias 21, 22 e 23
Abril
. Valle de Casablanca
Plaza de Armas de Casablanca | Dias 5 e 6
. Valle de Maipo – Santiago
Vendimia Fest – Bairro Itália| Dias 5 e 6
. Valle de Cachapoal
Plaza de Armas de San Vicente de Taguatagua | Dias 11, 12 e 13
. Valle de Maule
Boulevard del Vino, Parque Río Claro | Dias 11 e 12
. Valle de Maipo – Santiago
Santa Vendimia, Plaza Ñuñoa | Dias 18, 19 e 20
. Valle de Maipo – Santiago
Parque Padre Hurtado | Dias 25, 26 e 27
. Valle de Aconcagua
Vinícola El Escorial, Panquehue | Dia 26
Para mais informações dos locais e horários de cada festa, me manda uma mensagem. Quem sabe vamos junt@s provar umas tacinhas!
Bete Veingartner | Fevereiro 2025



Adorei o texto. Me explica sobre o horário das vindimas! Estarei em santiago em 18 a 20 de abril e queria ir na do Valle de Maipo – Santa Vendimia, Plaza Ñuñoa.
Ooi Marselha, fico feliz que tenha gostado do texto! Amo falar de vinhos, mais ainda de festas de vinhos!
A Santa Vendimia acontece na Plaza Ñuñoa, uma praça da comuna de Ñuñoa, em Santiago. É só você chegar e comprar o ticket na hora, e esse ticket te dá direto a várias degustações, aí você vai passando nos stands das vinícolas e vai provando os vinhos. No ano passado a maioria das vinhas eram do vale de Itata, que fica ao sul de Santiago, mas esse ano parece que outros vales vão participar da festa. Ainda não sei o valor, mas costuma ser bem acessível e vale muito, porque é uma ótima oportunidade de você provar várias joias de vinhos em um mesmo lugar, no mesmo dia! Na sexta começa as 17h e no final de semana as 12h.
Me fala onde você vai estar hospedada que eu te oriento qual a melhor forma de chegar até Ñuñoa .)
Estarei em providencia.
Ooi Marselha! A comuna de Providencia tá bem perto de Ñuñoa, você pode pegar um Uber ou ir de metrô. Me fala um oi no whatsapp +569 9202-0351 que eu te explico como ir de metrô .)
Oie, adorei o conteúdo. Parabéns!
Uma dúvida, vou estar em Santiago do dia 14 ao dia 21 de março, vi que não vai ter nenhuma data na região central.
Você acredita que possa haver algum experiência semelhante que eu possa participar nos entornos de Santiago?
Como fez o comparativo com a nossa Festa Junina, fiquei pensando se pode haver festas em locais privados (com iniciativa privada e sem incentivo público).
Não sei se deu para entender.
Mas de toda forma eu agradeço ❤️
Bom dia Flávia! Que bom que gostou de texto, fico feliz! Sobre as festas, a mais próxima de Santiago no período da sua viagem é a Vindima de Curicó, que acontece no dia 21, é uma das festas mais tradicionais do Chile. Curicó está a 200 km ao sul de Santiago, é puxado mas dá para ir e voltar no mesmo dia. Eu já participei duas vezes, é uma festa bem animada, mas fiquei por lá por que a família do meu marido é da região. Se eu souber de outra, que seja em local privado, te aviso .)
gostaria de saber a respeito da vindima no dia 27/04 ,no PARQUE PADRE HURTADO ,horario e se ha necessidade de comprar entrada para festa antecipadamente ?
Olá José Antonio!
A entrada no parque é gratuíta e não tem necessidade de comprar os tickets de degustação antes, você pode comprar lá no parque mesmo. Mas tem desconto por compra antecipada do ticket no site http://www.enoticket.cl o que pode ser uma boa!
Sobre o horário, ainda não está informado no site, mas as festas costumam começar a partir das 12hs e vão até as 22hs.
Quem sabe a gente se encontre por lá .)
Oi..amei o seu texto. Parabéns!! Estarei em Santiago de 12 a 18/4. Vi aqui pelo calendário que vc deixou que talvez consigamos ir a vindima da Plaza de Armas de San Vicente de Taguatagua. Só não sei como ir. Você pode nos ajudar? Estaremos em Providência.
Olá Michelle! Demorei um pouquinho né? Dias agitados por aqui…
Fico feliz que tenha “disfrutado” do texto, amo falar sobre tudo que se relaciona com o vinho! Festa e vinho então, rss.
Me fala quantas pessoas são e aí vejo a melhor opção de transporte. Se preferir, seguimos nos falando por whatsapp +569 9202-0351