As intermináveis fileiras de plantações de uvas da vinha Cousiño Macul emolduradas pelas montanhas da Cordilheira dos Andes foi uma paisagem que me deixou encantada! Descobri as belezas e delícias do Chile como turista, no calor do verão, em dezembro de 2011. Período lindo de brotação das uvas e montanhas despidas de neve.
Sou Bete Veingartner, brasileira de São Paulo e moro em Santiago desde 2013. Cheguei no Chile buscando uma vida melhor, e encontrei!
Do outro lado da Cordilheira deixei pessoas queridas, meu ateliê de pintura e o cansaço de quem morava em uma grande e caótica capital. Sou mãe da Aline e da Giovanna, e aqui compartilho minha vida com o Eduardo, que também tem duas filhas, a Coty e a Ignacia. Quando podemos estar todos juntos, somos uma nova e feliz versão de família. Sou de leão e da safra 1970, e busco o meu equilíbrio e humanidade na filosofia budista. Gosto de acordar cedo para ver o sol nascer, adoro gatos [mas não tenho], me dá prazer cozinhar ouvindo música, escrever, e quando posso, fazer nada. Tomo café todos os dias e vinho sempre que me dá vontade.
Toda a minha formação em turismo e vinho iniciaram aqui no Chile, primeiro com o turismo, quando abri a agência @feriasnochile, no inverno de 2015. Depois com o vinho, quando decidi fazer o curso de sommelier na Escola @sommelierdechile.
Demorei quase cinco anos para me formar. A crise social de 2019 no Chile e a pandemia no planeta [que demorou muito mais do que qualquer um podia imaginar] fizeram com que o meu processo de fermentação levasse mais tempo que o normal. Mas hoje, finalmente posso dizer que sou sommelière [apaixonada] profissional – com especialização em vinhos chilenos pela @ucatolicaoficial. E faço parte, feliz e com orgulho, da direção da @mujeresdelvinochile, associação sem fins de lucro com o propósito de potencializar e visibilizar o valioso trabalho que nós mulheres realizamos no mundo do vinho.
Em paralelo com o turismo de experiências que ofereço, com passeios privativos de Cordilheira a Mar, tenho meu projeto de @taçaemtaça, ainda no começo, mas já borbulhando de ideias para futuros cursos, eventos para apresentar as delícias chilenas, capacitações, degustações e o que mais borbulhar dentro de mim especialmente para vocês, gente que ama vinho!
Ah, e quem sabe um dia eu atravesse a Cordilheira e leve o meu projeto #taçaemtaça aí para o Brasil!
Chile | outubro de 2024
Ver passeios