Se você está com a sua sonhada viagem marcada para o próximo inverno no Chile, não deixa de ler esse texto. Aqui você vai encontrar informações valiosas para que as suas andanças pela neve sejam uma experiência incrível!
Então, abre um vinho (chileno, claro) e boa leitura!
A estação mais bonita e gelada do ano começa em junho. Em 2025 o inverno no Chile inicia no dia 20 de junho e termina no dia 22 de setembro, seguindo o calendário do hemisfério sul, assim como é no Brasil. Durante esse período os dias são mais curtos, começa a clarear por volta das 8 horas da manhã, e antes das 6 da tarde o sol já está se despedindo. O inverno é a temporada de chuvas no Chile, mas no geral chove pouco na Região Central, e em Santiago apenas cerca de 300 mm ao ano.
Na cidade de Santiago os dias amanhecem entre 0 e 5 graus, e às vezes menos. Tem dias que as temperaturas sobem rápido e já ao meio-dia o sol aparece, no final da tarde e início da noite volta a esfriar. Tem outros dias que o sol não sai e ainda vem a chuva acompanhada de um vento cortante. Na Cordilheira dos Andes as temperaturas durante o dia variam entre 5 e 15 graus negativos com possibilidade de nevascas, mas tem também os dias de sol que amenizam um pouco o frio das montanhas. No litoral, em dias nublados o clima é úmido e a sensação de frio é maior que em Santiago, principalmente quando venta. Nos vales de plantações de uvas, sem sol o frio também é cortante e para esquentar só mesmo umas tacinhas de vinho!
Reserve um dia sem chuva do seu roteiro para caminhar pelas ruas geladas do centro de Santiago, e em Lastarria pare para almoçar em uma das boas opções que o bairro oferece. Nos dias chuvosos, visite os museus e os shoppings da cidade ou faça um tour gastronômico! No fim de uma tarde de céu limpo, suba no mirador Sky Costanera e contemple a beleza de Santiago e da Cordilheira nevada. Faça passeios para Valle Nevado e Farellones em dias diferentes, cada um desses lugares tem os seus atrativos e as suas belezas, e a experiência que você vai viver será única em cada um deles. No litoral, respire fundo e pise nas águas geladas do Pacífico. Almoce em Isla Negra com vista para o mar que enamorou Pablo Neruda, e na volta, pare para admirar o fascinante pôr do sol. Nas vinhas, prove os vinhos tintos mais densos e intensos como syrah, malbec e carignan, e se houver restaurante, prove um pastel de choclo acompanhado do vinho da casa que o sommelier te recomendar.
As belezas da estação
Santiago emoldurada pela Cordilheira dos Andes coberta de neve é uma das belezas deslumbrantes do inverno no Chile. Depois de intensas nevascas as montanhas da Cordilheira ficam brancas e fofas de tanta neve, e os caminhos sinuosos que levam até Valle Nevado e Farellones parecem uma pintura maravilhosa. As águas do Pacífico ficam ainda mais geladas, mas o litoral tem os seus dias incrivelmente lindos de sol e céu azul. Nos vales de plantações as intermináveis fileiras de parreiras estão secas e os seus galhos dançam com o vento frio do inverno.
Em julho de 2017 nevou em Santiago e a cidade ficou ainda mais linda. A nevasca foi generosa e tinha neve cobrindo os telhados das casas, os carros, as ruas, as calçadas, os jardins. Foi impressionante ver o Palácio La Moneda, o templo Baháʼí, a vinha Concha y Toro e tantos outros lugares da cidade cobertos pela neve, uma paisagem maravilhosa, mas que infelizmente não se repete todos os anos.
O que trazer na mala
Pode trazer o casaco mais grosso e quente que você tiver, traga também bota e tênis impermeável, cachecol, luva, gorro, blusa e calça segunda pele e, protetor solar também. Mas saiba que deixar para comprar algumas peças aqui é uma boa opção, no mês de agosto tem a temporada de liquidação de inverno em todos os shoppings da cidade. Ah, e lembre-se de reservar um espaço na mala para as compras de vinhos que você vai querer fazer!
Quando neva no Chile?
O período de nevascas frequentes no Chile é no inverno, entre os meses de junho a setembro. Mas a mãe natureza é caprichosa e de vez em quando ela manda nevascas fora desse período. Nos quase onze anos que eu moro aqui já vi neve cair nos meses de abril e maio, mas logo vieram vários dias de calor e a neve derreteu rápido. Já no inverno, quando as temperaturas são baixas (negativas ou não) durante vários dias, a neve que cai se mantém por mais tempo e se junta com a nevasca seguinte, e assim se acumula uma quantidade suficiente para que as estações de esqui iniciem as suas atividades. Não é possível prever com muita antecipação o início dessas nevascas frequentes, por isso, o que eu te recomendo é: escolha a data da sua viagem considerando o preço das passagens e a sua disponibilidade, aí, é torcer para que a mamá naturaleza seja bem generosa na semana da sua viagem!
A abertura das estações de esqui
As datas de início e fim da temporada de esqui nas estações de Valle Nevado, Farellones, La Parva e El Colorado dependem da generosidade da mamá naturaleza. Não são datas fixas e as estações anunciam a abertura e o fechamento com algumas semanas de antecedência, baseadas nas previsões meteorológicas. Quanto antes a neve cai, mais cedo é o início da temporada, e quanto mais neve cai, mais a temporada se estende!
O caminho que leva até as estações de esqui
A estrada que leva até as quatro estações de esqui é íngreme, sinuosa e estreita. Até Farellones, La Parva ou El Colorado são 40 curvas; para Valle Nevado tem mais 22 curvas. O tempo de trajeto para chegar até uma das estações depende de muitas variáveis, mas naqueles dias em que tudo é favorável no caminho, o tempo é entre 1h30 e 2h, desde a comuna de Providencia, em Santiago. Mas prepare o seu coração para as situações inesperadas, no inverno trechos da estrada ficam serpenteados pela neve, e depois de fortes nevascas o caminho às vezes é bloqueado, ou pela neve ou pelos carros que ficam atolados nela. Quando isso acontece, máquinas passam limpando a estrada ou rebocando o carro, e o trânsito é interrompido por um tempo que não temos como saber, mas normalmente é rápido. E às vezes acontecem os acidentes, felizmente não são frequentes, a estrada é bem-sinalizada, tem horários definidos para subida e descida, e os motoristas das agências registradas são profissionais e conhecem bem o caminho. O risco, na maioria das vezes, são os motoristas de primeira vez, sem experiência em dirigir numa estrada tão desafiadora.
Como se vestir para a neve
No dia do seu passeio, vista uma roupa cômoda e que seja apropriada para te proteger do frio que faz no alto da Cordilheira dos Andes. Nos pés, use uma meia grossa de lã, e leve outro par caso precise fazer uma troca durante o dia. Use gorro, cachecol e luvas de lã, e leve também protetor solar e óculos que te protejam do sol. Sim, o seu dia na neve pode ser um dia de céu azul e sol, o que é ótimo, o sol ameniza um pouco a sensação de frio, e a paisagem fica ainda mais maravilhosa. Mas saiba que o clima na Cordilheira durante o inverno é instável e o seu dia na neve pode ser nublado, com chuva, vento ou nevascas. Em uma situação ou outra saiba que as temperaturas provavelmente serão negativas, e o melhor é sempre sobrar roupa que faltar. E o casaco e a calça impermeáveis? Elas serão colocadas por cima das suas roupas (cômodas e quentinhas), com a função de te proteger da neve, que quando derrete vira água gelada, e se acontecer de te molhar, você vai “congelar” de frio. As botas impermeáveis serão colocadas no lugar do seu calçado, a não ser que ele seja próprio para a neve. Bem, por isso, tanto as roupas como as botas impermeáveis são peças fundamentais para que você tenha uma boa experiência nas suas andanças pela neve.
Valle Nevado
O resort de Valle Nevado está a 3.000 msnm e acomodado na saia do Cerro El Plomo [aquela montanha que dá para ver de qualquer ponto da cidade de Santiago]. Valle Nevado é o maior centro de esqui do hemisfério sul, preparado para receber turistas e esquiadores de todo o mundo durante a alta temporada do inverno.
Clique AQUI para reservar o passeio
Foi inaugurado em 1988, obra de um grupo de franceses que seguiu os padrões dos centros de esqui europeus. O Valle Nevado é um resort completo, com hotéis, restaurantes, lojas, cafeterias e escola de esqui e snowboard. Tem pistas para os principiantes e pistas para os profissionais, divididas por nível de dificuldade.
Saiba que quase tudo em Valle Nevado é pago, e bem pago. É um resort e centro de esqui para quem está preparado para gastar uma boa quantia de pesos chilenos, mesmo que seja para ter a experiência de um dia. Na alta temporada de inverno, quando as pistas de esqui estão abertas, o resort dá preferência para quem está hospedado em um dos hotéis. E o que isso significa? Que se você vai apenas passar o dia e quer chegar até o resort, onde estão os restaurantes e hotéis, vai precisar fazer alguma atividade (e algum gasto), como o passeio de Gôndola ou almoçar, com um ticket que precisa ser comprado antecipadamente. Se não, você vai conseguir chegar somente até a Praça da Gôndola, algumas curvas antes do resort. E como os esquiadores estão por todos os lados, por uma questão de segurança, os espaços para brincar e caminhar na neve no resort são bem restritos.
Não recomendo Valle Nevado para turistas que querem ter a experiência de apenas um dia de esquiador na vida. As pistas de esqui e snow em Valle Nevado são bem íngremes e suas curvas são traiçoeiras, é preciso ter alguma experiência com esportes na neve para não sair (levemente ou gravemente) lesionado. O esqui ou o snow são esportes de alto risco. Além dos preços, que em Valle Nevado são bem mais caros que em Farellones ou El Colorado, por exemplo.
Seja para esquiar (se você já tem alguma experiência), passear de Gôndola ou para desfrutar de um almoço com vista para as montanhas nevadas, recomendo um dia inteiro para o passeio ao Valle Nevado. No inverno o caminho é simplesmente lindíssimo. Vegetação e animais nativos, penhascos, quedas d’água, neve, ciclistas, ovelhas e cavalos fazem parte do sinuoso e exuberante caminho que leva até as alturas do resort. A beleza da paisagem, o silêncio e a energia que emana das montanhas da Cordilheira já faz valer o passeio!
Farellones
Um povoado andino acomodado na grandiosa Cordilheira dos Andes! O povoado de Farellones tem escola, comércio local e posto de saúde para o atendimento de turistas e para os moradores do pueblo.
Clique AQUI para reservar o passeio
O Parque Farellones está a 2.340 msnm e acomodado no mesmo cerro El Plomo onde está Valle Nevado. O parque faz parte do povoado, foi fundado em 1930 e de lá para cá foi ampliando as suas atrações. Hoje, Farellones é um parque de diversões para todas as idades e oferece atividades de montanha durante todo o ano. No inverno o parque recebe turistas buscando diversão na neve, principalmente quem quer aprender a esquiar. As pistas de Farellones são menos íngremes e menos sinuosas que as de Valle Nevado, por esse motivo são mais recomendadas para quem está começando. Além das pistas de esqui, tem teleférico, tirolesa, tubbing e bike na neve – diversão para quem não quer esquiar. Farellones também oferece hospedagem em chalés e hotéis, tem restaurantes e pequenas lojas de artigos de neve, roupa, acessórios e artesanato.
Na temporada alta de inverno o parque funciona das 9h às 17h, todos os dias da semana. Se puder, evite os finais de semana, e para aproveitar bem o dia, o ideal é chegar antes da abertura do parque. E saiba que julho é o mês de férias para chilenos e brasileiros, o que significa um movimento muito alto no parque, então, se você tem a opção de escolher agosto ou setembro para vir de férias, melhor. Se não, vai precisar ter paciência porque tem filas para tudo: para entrar no parque, para retirar os equipamentos de esqui ou snow, para comer e para ir ao banheiro. Mas se te acalma o coração, pensa que fila na neve é perrengue chique, rs.
Para entrar no parque é preciso comprar um ticket, e tem duas opções:
Opção 1: Ticket “só brincar na neve”, que dá direito à todas as atividades disponíveis no dia, com exceção do esqui e snowboard.
Opção 2: Ticket “brincar e esquiar”, que dá direito à todas as atividades disponíveis no dia + aulas de esqui ou snow com instrutor + acesso às pistas de esqui ou snow para iniciantes + equipamento esqui ou snow.
As roupas e botas impermeáveis devem ser alugadas com antecedência.
E para comer, o parque tem restaurantes e carrinhos de lanches e comida rápida. Mas se você preferir, pode levar a sua refeição (lanche, comida, empanadas, bebidas sem álcool) e usar as mesas do parque, é uma ótima opção para economizar dinheiro e tempo.
Um resumo do que você precisa saber para ser feliz na neve!
. Quando começa o inverno no Chile?
O inverno no Chile começa em junho e vai até setembro, assim como é no Brasil.
. Quando neva no Chile?
O período de nevascas frequentes no Chile é no inverno, mas a mãe natureza é caprichosa e de vez em quando ela manda nevascas fora desse período.
. Quando começa a temporada de atividades de inverno nas estações de esqui?
A temporada de atividades em Farellones, Valle Nevado, La Parva e El Colorado não tem datas fixas de abertura e encerramento, pois dependem da quantidade de neve acumulada.
. Como é o caminho que leva até as estações de esqui?
O caminho para as quatro estações de esqui é um só. É uma estrada de mão dupla, sinuosa e íngreme. Para Farellones, La Parva e El Colorado são 40 curvas, e para Valle Nevado tem mais 22 curvas.
. Tem alguma recomendação para não passar mal na Cordilheira?
Se você sofre de labirintite ou pressão alta, te recomendo a tomar a sua medicação habitual antes de sair do hotel.
. As roupas de neve são necessárias?
As roupas e botas impermeáveis são peças fundamentais para que você tenha uma boa experiência na neve, sem congelar.
. Quais as atividades no Parque de Farellones?
Farellones é um parque na neve com atividades para todas as idades e para quem quer aprender a esquiar, já que as suas pistas de esqui e snowboard tem menos curvas e são menos íngremes, o que facilita para quem está começando. E é a opção mais econômica e segura.
. Valle Nevado é recomendado para quem não sabe esquiar?
Valle Nevado é um resort de hotéis e restaurantes e um centro de esqui para quem tem alguma experiência em esquiar, ou para quem quer praticar o esqui ou snow como esporte, já que as suas pistas são mais desafiadoras e exigem mais aulas.
. Dá para fazer Farellones e Valle Nevado no mesmo dia?
Não. Na alta temporada de inverno, principalmente no mês de julho por conta das férias escolares no Chile e no Brasil, é quase impossível fazer Valle Nevado e Farellones no mesmo dia. Tudo é mais demorado: o tempo de trajeto, as filas nas atividades, para comer, para ir ao banheiro. E se você realmente quer aproveitar bem o seu sonhado dia na neve, não caia na armadilha de querer economizar pensando que vai dar tempo para tantas experiências em um dia só, porque não vai dar.
Se você tem outras dúvidas sobre o inverno no Chile, escreve nos comentários que eu logo te respondo!
Bete Veingartner | Fevereiro 2025