Cerro San Cristóbal

No alto do cerro [morro] San Cristóbal a vista panorâmica da cidade de Santiago e das montanhas da Cordilheira dos Andes é lindíssima. O San Cristóbal é um mirante com 300 metros de altura e faz parte de um conjunto de montanhas que formam o Parque Metropolitano de Santiago. Com aproximadamente 700 hectares, o Parque Metropolitano é o principal pulmão verde da cidade e o quarto maior parque urbano do mundo.

Um pouco da história

Desde os tempos em que o Chile era uma colônia, o cerro San Cristóbal é um lugar de peregrinação e de religiosidade. Mas nem sempre ele foi como conhecemos hoje: no início de 1800, foi usado como uma pedreira e dele foram retiradas as pedras para pavimentar a cidade de Santiago e para construir a ponte Cal y Canto e o Palácio La Moneda. No início do século XX, ele foi o escolhido para a instalação do observatório Lick, pioneiro na investigação dos céus no hemisfério sul.

Em 23 de novembro de 1923 foi realizada uma cerimônia para celebrar a colocação da primeira pedra usada na construção do funicular: um bondinho sobre trilhos e puxado por cabos de aço. O funicular foi o início do grande projeto de transformação do cerro San Cristóbal e foi inaugurado em abril de 1925. O objetivo era transportar os visitantes de forma rápida até a parte alta do morro, onde a vista da cidade era [e ainda é] privilegiada. Os carros do funicular tinham capacidade para 50 pessoas e eram diferenciados em primeira e segunda classe. Na primeira classe os carros tinham cortinas e assentos, já na segunda classe as pessoas iam em pé. Durante a sua visita ao Chile em 1987, o Papa João Paulo II fez um passeio de funicular, conheceu o Santuario de La Virgen de Concepción e deixou uma mensagem de paz e amor para Santiago. No ano 2000 o funicular foi declarado Monumento Histórico pelo valor do seu complexo sistema de transporte por cabos e pela importância como elemento patrimonial de Santiago. Fonte: funicularsantiago.cl

A história do teleférico começou em 1979, com a construção das suas três estações: Oasis, Tupahue e Cumbre. Também foram construídas 12 torres e o sistema de cabos para 72 cabines. Foi inaugurado ao público em 1º de abril de 1980 e transportava cerca de 960 passageiros por hora. O teleférico se converteu em uma das principais atrações turísticas da cidade e do país e, durante quase 30 anos, levou moradores e turistas até as alturas de Santiago. Até que em dezembro de 2008 uma falha mecânica deixou 20 pessoas presas por mais de duas horas, felizmente sem registro de feridos. Em junho de 2009 apresentou uma nova falha mecânica: a caixa que regulava a velocidade explodiu, provocando a suspensão indefinida da atração. Em 2015 começou a reconstrução do que seria a nova história do Teleférico de Santiago; as 90 cabines, que eram conhecidas como huevitos, foram substituídas pelas atuais, junto com os cabos e todo o sistema de controle. Finalmente, em novembro de 2016, o teleférico foi reinaugurado. Fonte: telefericosantiago.cl

As principais atrações

Uma das atrações imperdíveis do San Cristóbal é o passeio de teleférico até o mirante do cerro, onde tem locais de comida e artesanato, além da vista maravilhosa de Santiago. Tem também uma igreja e o Santuario de La Virgen, que fica na parte mais alta do cerro e onde só é possível chegar subindo por uma longa e íngreme escadaria. O funicular é a outra maneira de subir até o mirante, no caminho o bondinho faz uma parada no zoológico, inaugurado no mesmo ano do funicular.

O cerro San Cristóbal tem também um anfiteatro, um jardim japonês e um jardim mapuche. Tem ciclovias, trilhas para caminhadas, piscinas públicas, praças infantis e áreas de piquenique. Durante o verão, várias atividades esportivas gratuitas são oferecidas aos moradores e também aos turistas, além das feiras e eventos que são realizados durante o ano e que movimentam ainda mais o Parque.

Saiba

O acesso às ciclovias e às trilhas do Parque Metropolitano é gratuito e elas estão abertas durante todo o ano. Já o teleférico, o funicular e o zoológico são atividades pagas, funcionam de terça a domingo e fecham nos feriados, que são considerados irrenunciáveis aqui no Chile.

Te recomendo

Suba de teleférico e faça um passeio pelo mirante, tire fotos da cidade, visite a feirinha e prove uma empanada com o famoso suco mote con huesillo. Respire fundo e suba as escadarias que levam até o Santuário, a vista da cidade é ainda mais bonita. Na volta desça de funicular, a experiência é incrível.


Quer fazer um passeio pelo San Cristóbal?

Escolha o melhor dia para você e agende com antecedência o City Tour Santiago, que eu te apresento o cerro e as suas atrações =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.