A uva cinsault

Quero compartilhar com vocês que hoje, 24 de janeiro, é o Dia Nacional da Cinsault – variedade tinta originária do sul da França. No Chile, a cinsault encontrou no vale de Itata, região centro-sul, as condições de clima e solo ideais para se desenvolver, além da tradição dos vinhateiros do vale em elaborar vinhos com qualidade e sentido de origem.

A uva cinsault entrega vinhos com uma rica acidez, fáceis de beber, frescos e frutados, ideais para os dias quentes de verão. Na mesa, acompanha bem uma pizza margarita coberta de folhas frescas e cheirosas de manjericão.

Eu provei a variedade pela primeira vez na #winefest 2019, uma grande feira de vinhos que foi realizada no mês de dezembro, no parque Bicentenário, em Santiago – a última feira que participei antes de começar a pandemia. Entre tantas copas, o cinsault que provei e gostei foi uma safra de 2014 da vinha La Causa, elaborado com uvas de antigas parreiras da região Secano Interior, do vale de Itata.

Quando você fizer a sua próxima viagem de #enoturismochile não deixa de provar um vinho da uva cinsault, a uva eleita como o vinho tinto do verão. Você vai se surpreender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.