Trilogia campesina


Na taça um buquê delicioso de frutas suculentas e maduras, em boca uma acidez vibrante e taninos amáveis, típicos da uva carignan. O Vigno da @gillmorewines vem de parreiras de 60 anos, sem regadio, com colheita manual, e descansou por um ano e meio em barricas antes de sair para o mundo. Vigno é uma denominação de origem criada por um grupo de vinhateiros para revalorizar a vitivinicultura na região do secano de Maule, e para sair com este nome ele tem que seguir algumas regrinhas. Além da Gillmore, algumas outras vinhas também produzem o vinho Vigno.

Eu estava em Talca quando provei esta joia, junto com as churrascas que a minha sogra preparou logo depois que acalmou a tempestade de granizo que caiu no dia.

As churrascas, pães assados na churrasqueira ou em telhas rústicas, é uma receita típica da região, muito simples, preparada apenas com farinha, água morna e azeite. Feitas em casa ou em carrinhos nas ruas, é uma opção rápida e econômica de café da manhã. Em outros lugares do Chile as churrascas são assadas em fogões à lenha. Corre a história de que a origem do seu nome é porque um dia um campesino deixou queimar o seu pão, e por impulso ou raiva soltou um “ay churrasca, se me quemó el pan”.

Depois da tempestade, comemos as churrascas ainda quentinhas deliciosas e recheadas com um queijo branco caseiro, feito por um vizinho da aldeia ao lado. A trilogia campesina de pão-queijo-vinho, todos da região e feitos com o cuidado caseiro do campo, foi uma combinação perfeita.

E para musicar o dia, fiz uma seleção bem especial da #violetaparra, tá lá no Spotify na playlist #fériasnochile. Violeta Parra foi uma cantora, compositora e artista plástica chilena, considerada a mais importante folclorista e criadora da música popular chilena. Espero que gostem e desfrutem junto de um bom vinho, chileno claro, rs. Ah, não deixa de escutar a música Volver a los 17 também nas vozes de Zélia Duncan e Mercedes Sosa, que cantaram lindamente esta canção, assim como Violeta.

Bom sábado procêis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.