Oii gente que ama vinhos, esse post é para compartilhar com vocês sobre a minha indicação ao Prêmio Melhor Guia de Enoturismo Chile 2025!
Desde 2023 o programa estratégico Enoturismo Chile, que trabalha com o desenvolvimento e fortalecimento do turismo do vinho, realiza uma premiação anual com o objetivo de prestigiar as ações e atividades da oferta enoturística nos vales vitivinícolas do Chile.
A versão Prêmios Enoturismo Chile 2025 tem o foco no reconhecimento das experiências enoturísticas autênticas e profundamente conectadas com a identidade produtiva, cultural e territorial de cada vinícola, premiando as propostas inovadoras, com relatos genuínos, atenção personalizada, tradição familiar e um vínculo real com o entorno. Estas experiencias refletem a paixão pelo vinho, o valor do patrimônio local e a apaixonada dedicação dos seus guias, sommeliers, produtores e enólogos.
São 3 categorias premiadas
. Melhor experiencia enoturística.
No ano passado quem levou o prêmio foi a vinícola Concha y Toro com o Tour Noturno Casillero del Diablo + Jantar.
. Melhor enoturismo a escala humana.
No ano passado foi a vinícola Prado, no vale de Itata, quem recebeu o prêmio.
. Melhor guia de enoturismo.
No ano passado foi a guia Maria Ignacia quem levou o título de melhor guia!

Só de estar entre os cinco finalistas eu já estou aqui transbordando de alegria! Recebo essa indicação como um reconhecimento aos meus dez anos de dedicação – com um profundo amor – ao trabalho que realizo como guia.
Aproveito para agradecer aos meus queridos turistas, que fizeram parte do meu processo de seleção respondendo ao questionário. Vocês me trouxeram até aqui!
A foto é da maravilhosa Giovanna @fotoenfoto_ na vinícola Haras de Pirque.
Categoria Enoturismo à Escala Humana
“Experiências que inspiram por sua autenticidade, conexão com o território e um profundo sentido humano ao vinho.”
Cada região, do norte ao sul, terá a sua vinícola premiada como ganhadora regional e que passará para a seguinte etapa, concorrendo ao prêmio nacional.
Duas vinícolas indicadas ao prêmio regional já são conhecidas e queridas por quem saiu nas andanças de #fériasnochile: a Bodegas RE e Viñateros de Raíz. Elas estão competindo por diferentes regiões, o que é ótimo, nessa etapa podemos torcer pelas duas!

Aqui a lista das nomeadas de cada região de plantação:
Atacama
. Armidita – Liderada por mulheres que promovem um enoturismo sustentável. Um projeto conectado com a natureza, história e a cultura do pisco e do vinho pajarete.
. Buena Esperanza – Destaca a viticultura no deserto do Atacama e resgata a história e identidade local através dos seus vinhos e relatos.
. Kunza – Combina história, tradição e hospitalidade familiar em experiências autênticas entre vinhedos de solos calcáreos únicos.
Aconcagua
. Bodegas RE – Une tradição e inovação com vinhos de identidade e alma, e experiências inclusivas que conectam com a essência do vinho chileno.
. Kingston Family Vineyards – Oferece experiências personalizadas que integram comunidade, educação e sustentabilidade.
. Villard Fine Wines – Vinícola familiar dedicada a vinhos premium e naturais, com um enoturismo sustentável e conectado com a natureza.
Vale Central
. Santa Catalina – Vinícola familiar centenária. Oferece experiências cálidas e autênticas, reflexo da tradição e vínculo com a comunidade.
. Viñateros de Raíz – “Vinícola-Jardim” que fusiona enología e ecología com base em princípios regenerativos, e em total harmonia com a natureza.
. Lagar de Codegua – Experiências educativas em uma casona centenária, promovendo o resgate de terroir e uvas patrimoniais.
. Polkura – Empresa B que une sustentabilidade, práticas regenerativas e produção artesanal.
. Siete Wines – Vinícola familiar que combina história, vinho e comunidade com autenticidade e afeto.
. Casa Mesa Bozzolo – Vive o enoturismo como extensão da sua história, integrando comunidade e sustentabilidade.
. Don Heraldo – Com tours, chalés e restaurante, impulsa um enoturismo ativo e comprometido com o seu entorno.
. Doña Aurora – Une arte, patrimônio e vinho em experiências íntimas que refletem a alma de Maule.
Região Sul
. Viña Cortez – Une vinhos patrimoniais e gastronomia local em experiências autênticas e acolhedoras.
. El Quillay – Promove um enoturismo regenerativo, que integra artesãos e saberes de Itata.
. Viña TresC – Resgata práticas ancestrais e sabores do campo em experiências humanas e reais.
. Cacique Maravilla – Vinhedo histórico de 1776 que mantém viva a tradição agrícola e o vinho natural de Yumbel.
. Quinta Rosa – Continua um legado familiar com experiências sustentáveis e de identidade local.
. San Roke – Com mais de 10 anos de história, ensina cultura e vinho com acolhimento e paixão familiar.
Categoria Experiências Enoturísticas
Na lista estão as finalistas das regiões de plantações de Coquimbo, Aconcagua, Vale Central e Região Sul. E quem já saiu nas andanças de #fériasnochile tem seu coração marcado pelas “entretenidas” experiências na Casa Viñamar, Odfjell, Santa Rita, Alyan, Montes e Santa Cruz.

Coquimbo
. Pisquera Aba – Tour Pisquera Aba: história, processo e degustação pausada para sentir cada nota do destilado.
. Los Nichos – Tour Destilería Los Nichos: destilação artesanal, adega subterrânea, nichos históricos + degustação com brinde.
. Pisquera Tulahuén – Experiencia Waqar: destilaria de 1907 em Tulahuén; alambiques ativos, relato familiar e degustação guiada.
Aconcagua
. Casa Viñamar – Juego de los Sentidos: degustação às cegas e jogos de aromas entre os vinhedos, sala de degustação e adega.
. William Cole – Almuerzo Maridaje 5 tiempos: tour + degustação e cozinha local de temporada, com serviço privado.
Vale Central
. Odfjell Vineyards – Horse Experience: cavalgada entre os vinhedos com cavalos Fjord, visita a adega e cata.
. Santa Rita – Pedal Bar Tour, un viaje de época: circuito patrimonial com realidade aumentada, arte, jardins e maridagens.
. Alyan Family Wines – Alyan Sunset Experience: entardecer em Pirque com seis vinhos premium, música e jantar estilo familiar.
. Ravanal – Tour Viñedos Centenarios: patrimônio vivo, vinhedos do século XIX, adega histórica e degustação com produtos locais.
. Montes – Evolution Tour: adega feng shui, práticas regenerativas e degustação de vinhos ícones com colheitas de biblioteca.
. Santa Cruz – Restaurante Loló, Cocina de Origen: maridagens com receitas locais e proposta enogastronômica de território.
Região Sul
. Lomas de Llahuén – Tradición Campesina: vinhedos patrimoniais, vinhos naturais “desde a cuba” e almoço de campo.
. Vita Wines – El Vino a tu Pinta: cria sua mescla, desenha sua etiqueta com vinho/aquarela e celebra o Vale de Itata.
Lembrando que cada região terá a sua experiência premiada como ganhadora regional, e que passará para a seguinte etapa concorrendo ao prêmio nacional.
Vamos ver quem serão os premiados deste ano! A cerimônia para a entrega dos Prêmios 2025 será na última semana de novembro, mas a data e local ainda não foram revelados.


