As generosidades dos vales de plantações de uvas do Chile retratadas por joias feitas por talentosas mulheres. Essas joias, elaboradas em pequena escala, são exemplares da riqueza que o Chile produz, do norte ao sul do país. Cada uma foi especialmente escolhida para representar os terroirs chilenos e, para revelar o talento e marca pessoal de cada uma das suas enólogas e vinhateiras.
De Aconcagua a Itata, são seis vinhos selecionados por mim, garrafas que compro nas minhas andanças e que esperam pacientemente o momento do seu “descorche”.
A experiência
Entre uma taça e outra falo sobre as generosidades de cada vale: suas características de clima e solo, as principais uvas plantadas, os vinhos que se destacam e, tudo o que está por trás da produção de cada garrafa. Também dou recomendações de maridagens, guarda, temperatura e outras dicas valiosas. O meu objetivo é que vocês voltem para o Brasil com mais conhecimentos e a vontade de só tomarem vinhos chilenos!
A rota da degustação
Gosto de começar por Itata, com o rosé geladinho Rocksé da uva cinsault, feito por Patricia Roca @rockwines. Para representar Aconcagua escolho o carmenere natural e feliz Ajayu, de Daniela Meruvia @vinolajoda. Maipo é lindamente retratado por outro carmenere, o El Infaltable de Andréa Jure @mujerandinawines. Colchagua reflete seu brilho com Las Cien Primeras, um malbec de Eugenia Díaz @eugeniadelcarmendiaz. Maule é traduzido por Almaule com a uva patrimonial país, da Daniela Gillmore @gillmorewines. No final, volto para Itata com uma mescla deliciosa de cinsault com país, de Rosa Durán @vinamariacarlota.

Quem sou
Sou Bete Veingartner, brasileira de São Paulo, e moro em Santiago desde 2013. Minha formação em turismo e vinho começou aqui no Chile: primeiro com o turismo, quando abri a agência @feriasnochile, no inverno de 2015; depois com o vinho, quando decidi estudar para ser sommelière, em 2018. Hoje, sou guia de enoturismo, sommelière profissional – em constante processo de evolução – e tenho uma especialização em vinhos chilenos.
Em 2025 fiquei entre os cinco melhores guias de enoturismo (turismo do vinho), uma premiação anual realizada por Enoturismo Chile @enoturismochile.
Sobre MUVChile
Desde novembro de 2024 sou parte da direção da Associação das Mulheres do Vinho @mujeresdelvinochile, junto com outras quatro potentes mulheres. A agrupação é formada por mais de 200 mulheres com diferentes profissões, todas relacionadas ao vinho. Nossa principal missão é a promoção da valiosa cultura do vinho chileno.






























Avaliações
Não há avaliações ainda.