A vinícola Laura Hartwig foi fundada pelo casal Laura e Alejandro, em 1994. Eles acreditaram no potencial de Colchagua desde o início, quando Laura herdou do pai o Fundo Santa Ana, em 1966. Hoje quem cuida do campo e das uvas é o filho do casal, Alejandro Hartwig.
Sobre a minha visita, em novembro de 2025
Quem me recebeu foi a Betzabé, ela me levou por um passeio pelas plantações, que neste momento estão no período de brotação. As parreiras estão verdinhas e carregadas de folhas e pequenos brotes, que logo se tornarão cachos suculentos de uvas tintas. As principais uvas plantadas são cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, malbec, petit verdot e carmènere. Na adega, os vinhos descansam em barricas francesas novas e usadas, dependendo da linha do vinho. E alguns passam somente por ovos de cimento. A produção é em torno de setenta mil garrafas ao ano, sendo que metade se exporta e a outra metade é para o consumo interno.
Na degustação provei quatro vinhos de diferentes linhas:
. Carmenere, Single 2023
. Cabernet franc, Selección del Viticultor 2022
. Mescla, Edición de Familia 2022
. Mescla ícone, Laura 2017
Todos os quatro são joias de vinhos, mas dois me encantaram mais: o carmènere Single e a mescla ícone Laura. O carmènere é perfumado de frutas e em boca parece um veludo. Depois de um tempo na taça senti notas de caramelo, entregando sua passagem por madeira. Laura é uma de mescla entre cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e petit verdot. As quatro uvas se complementam e entregam aromas a frutas, flores, espécies e madeira. Na boca é intenso e redondo, mas precisou passar quatro anos em garrafa para entregar essa riqueza perfeitamente equilibrada.

O Vale de Colchagua
Pela Rota 5 Sul, a 140 quilômetros de Santiago, está o prestigiado Vale do Colchagua: uma zona campesina por tradição. O vale é banhado pelas águas do rio Tinguiririca, o clima é de verões calorosos e invernos chuvosos. Os vinhos das uvas cabernet sauvignon, carmenere, syrah, merlot e malbec se destacam em premiações nacionais e internacionais. Colchagua segue buscando mais qualidade e inovação aos seus vinhos, com plantações em ladeiras e próximas ao setor costeiro, mostrando que também tem solos para vinhos brancos frescos, cítricos e minerais.
























Avaliações
Não há avaliações ainda.