Valle del Cachapoal


O Valle del Cachapoal é mais uma das regiões do Chile onde o seu terruá é ideal para a plantação de uvas tintas, principalmente a uva Carmérnère. Esse pedaço do país ainda não muito conhecido vem atraindo cada vez mais turistas e amantes do enoturismo do mundo todo, e o motivo principal são as suas vinhas. Mas Cachapoal está cercada de outros atrativos turísticos, como: esportes de aventura, turismo astronômico, banhos termais, visita em acampamentos mineiros e lindas paisagens preservadas.

Neste post vou focar no enoturismo, afinal também sou uma apreciadora de vinhos, e não só dos “queridinhos”! Cachapoal está a uma hora e meia da cidade de Santiago e oferece tours e degustações em vinhas que não deixam nada a desejar em relação aos vales mais conhecidos como: Casablanca, Maipo e Colchagua.

No dia 30 de maio deste ano, nossa agência teve o prazer de fazer um passeio por algumas vinhas a convite de Rodrigo Muñoz – gerente de Marketing da unidade da Sernatur da região de O´higgins.  Rodrigo também foi responsável por organizar este recorrido, junto de sua assistente de Marketing Nataly Flores. Nos acompanhou  a sommelier Mariana Martínez, fundadora e editora do WIP – Wine Independent Press e também professora na Escuela de Sommelier de Chile. Juntos, experimentamos um dia de belas paisagens, sabores divinos, aprendizado de técnicas artesanais e muito acolhimento por cada um que nos recebeu e mostrou o melhor que suas vinhas tem para oferecer aos turistas que buscam não somente provar bons vinhos, mas sim viver uma deliciosa e inesquecível experiência enoturística.

Um registro do nosso encontro! Da esquerda para a direita: Nataly, Mariana, eu e Rodrigo

Então, para o deleite de todos, a partir do mês de junho vamos incluir em nossas sugestões de roteiros o Valle de Cachapoal, e deixamos um convite feito aos amantes do vinho e seus prazeres para que se permitam conhecer um pouco além das vinhas já tradicionais!


Vinha Miluna – Vinhos artesanais

Com uma pequena produção de 4.000 garrafas ao ano, Rodrigo Muñoz, dono da vinha Miluna e agrônomo formado, nos recebeu de forma muito acolhedora, nos contou sobre a história da vinha que começou em 1998 e mostrou de perto sua produção artesanal – método que Rodrigo faz questão de manter para não perder a essência de seus vinhos.

Rodrigo, feliz e orgulhoso por sua produção artesanal de vinhos!

Também fizemos um passeio pelo jardim de variedades como o Merlot, Carmérnère, Pinot Noir, Syrah, Malbec, Chardonnay, entre outras uvas plantadas em somente 24 hectares de terra. Durante o passeio, Rodrigo nos contou sobre o cultivo das uvas e a colheita que é feita de forma manual.

A vinha Miluna nos remete a casa de nossos avós, com diversas árvores de frutas carregadas de kiwis, caquis e limões, um ar tão limpo e uma energia tão positiva que foi difícil de ir embora.

O próprio Rodrigo cuida também de oferecer aos turistas um típico almoço chileno regado de bom vinho, em um espaço lindo que ele tem preparado no “quintal da sua casa”.


Vinha Torreón de Paredes

A vinha Torreón de Paredes nasceu do desejo e dedicação de Amado Paredes, que aos setenta anos de idade comprou uma pequena vinha de 40 hectares. Com muito esforço, dedicação e uma equipe familiar bem estruturada e conhecimentos na área de enologia, agronomia e administração, converteu seu sonho em uma das mais prestigiadas vinhas do Valle de Cachapoal.

Fomos muito bem recebidos por Carlos Arévalo, com onze anos de experiência em enoturismo e responsável por toda a parte turística da vinha. Carlos nos mostrou as plantações e falou sobre o processo de vinificação que preza pela alta qualidade de seus vinhos e que entrega ao mercado nacional e internacional.

Conhecemos os tonéis de aço inoxidável, onde a bebida fermenta e ganha uma alta acidez, o que destaca os vinhos da Torreón. Também pudemos ver de perto as barricas francesas e americanas, onde os vinhos envelhecem e ganham corpo e aromas que se prolongam em boca.

Carlos nos ofereceu uma degustação de quatro vinhos, entre eles o premiado Reserva Privada Cabernet Sauvignon, que levou 93 pontos nos Descorchados (o primeiro da direita). Momento divino!

Mariana Martínez degustando um Sauvignon Blanc 2015, para depois entregar a sua opinião de expert.

E para finalizar em grande estilo e nosso deleite, Carlos nos ofereceu um almoço pelo qual seremos eternamente gratos e que nos deixou com vontade de voltar inúmeras vezes!


Vinha San Pedro

A última vinha que conhecemos neste dia cinza e de muitas nuvens foi a vinha San Pedro. Cravada na Cordilheira, a vinha tem uma das mais belas paisagens da região Central.

Além dos tours entre as plantações e degustações de seus vinhos, a vinha também oferece a opção de almoço. E olha que vista deslumbrante para se deleitar com uma gastronomia 5 estrelas!

Além da linha reserva e de vinhos jovens, San Pedro produz uma linha de alta gama no mundo dos vinhos: Altair, Sideral e Cabo de Hornos são seus principais rótulos.

Quem nos recebeu na vinha San Pedro foi Francisca Schmidt, que nos contou sobre a história da vinha, uma vinha moderna que já leva 150 anos na produção de vinhos, ou seja, é pioneira, mas também inovadora. San Pedro procura manter seus sabores e aromas em cada garrafa que entrega, como se fosse única. A colheita é feita de forma manual, assim mantém a excelência dos vinhos que entrega aos seus consumidores mais exigentes!

E quando faltava pouco para que a gente finalizasse nosso recorrido por Cachapoal, o sol apareceu e a mãe natureza nos presenteou com um arco íris que iluminou e coloriu o céu e tudo em volta! Momento lindo de se viver!


Meus agradecimentos ao Rodrigo Muñoz da Sernatur O´Higgins pelo convite e que fez desse dia possível, e à Nataly Flores que registrou cada momento com o seu olhar tão sensível. Meus agradecimentos também ao Carlos Arévalo da vinha Torreón de Paredes, ao Rodrigo Muñoz da vinha Miluna e à Francisca Schmidt, que nos receberam com tanto acolhimento e a vontade de mostrar ao mundo as delícias deste vale de terras férteis, belas paisagens, experiências e sabores únicos!

Bete Veingartner – Junho 2018


Para mais informações dos passeios privados que oferecemos ao Valle de Cachapoal, nos envie um email para contato@feriasnochile.com, informe o número de pessoas e o período da sua viagem… Y salud!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *