Valle Nevado

Um resort nas alturas da exuberante Cordilheira dos Andes. Valle Nevado é o maior centro de esqui do hemisfério sul, preparado para receber turistas e esquiadores de todo o mundo durante a alta temporada do inverno.

O resort

Foi inaugurado em 1988, obra de um grupo de franceses que seguiu os padrões dos centros de esqui europeus. O Valle Nevado é um resort completo, com hotéis, restaurantes, lojas, cafeterias e escola de esqui e snowboard. Tem pistas para os principiantes e pistas para os profissionais, divididas por nível de dificuldade. Fora do período do inverno, Valle também está preparado para outras atividades de montanha, como o passeio de gôndola, trekking e cavalgada. Já os hotéis e parte dos restaurantes só funcionam na alta temporada.

O caminho

O resort de Valle Nevado está a 3.000 msnm e acomodado na saia do Cerro El Plomo [aquela montanha que dá para ver de qualquer ponto da cidade de Santiago]. A estrada que leva até o resort é íngreme, sinuosa e estreita, são 62 curvas subindo as montanhas da Cordilheira dos Andes. O tempo de trajeto para chegar até o resort depende de muitas variáveis, mas em média é de uma hora e meia, partindo da comuna de Providencia e fora da alta temporada do inverno. No inverno, trechos do caminho ficam serpenteados pela neve, e depois de fortes nevascas o caminho às vezes é até bloqueado, ou pela neve ou pelos carros que ficam atolados nela. Quando isso acontece, máquinas passam limpando a estrada e o trânsito é interrompido, por meia hora, uma hora… Não tem como saber o tempo exato, depende da quantidade de neve e da situação. Também tem os casos mais críticos: os acidentes. Sim, às vezes acontecem mas não são frequentes, felizmente, a estrada é bem sinalizada, tem horários definidos para subida e descida, e os motoristas das agências registradas são profissionais e conhecem bem o caminho. O risco, na maioria das vezes, são os motoristas de primeira vez, sem experiência em dirigir numa estrada tão desafiadora.
Fora do período das nevascas, o caminho é mais tranquilo, já não tem mais as máquinas e as situações inesperadas são raras.

Saiba que…

Quase tudo em Valle Nevado é pago, e bem pago. É um resort e centro de esqui para quem está preparado para gastar uma boa quantia. Valle Nevado tem as melhores pistas de esqui e os melhores instrutores da América do Sul. Os hotéis são 4 e 5 estrelas e os restaurantes são tops da cozinha internacional. Todo esse nível tem um $$$$$.

Te recomendo

Seja para esquiar ou para desfrutar de uma taça de vinho com vista para as montanhas, recomendo um dia inteiro para o passeio ao Valle Nevado. No inverno ou nas outras estações, o caminho é simplesmente lindíssimo. Vegetação e animais nativos, penhascos, quedas d’água, neve, ciclistas, ovelhas e cavalos fazem parte do sinuoso e exuberante caminho que leva até as alturas do resort. A beleza da paisagem, o silêncio e a energia que emana das montanhas da Cordilheira já faz valer o passeio; as outras experiências que vierem depois são pura ostentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.