A caminho do litoral de Valparaíso, a 80 quilômetros de Santiago pela Rota 68, está o belíssimo vale de Casablanca, uma das principais regiões de plantações de uvas do Chile. Casablanca está rodeado pelas montanhas da Cordilheira da Costa e, por sua proximidade com o oceano Pacífico, tem características de solo e clima ideais para o cultivo de variedades como as brancas: sauvignon blanc, riesling, chardonnay, e as tintas: pinot noir, syrah e malbec, entre outras uvas que se adaptam bem ao clima frio do vale. Casablanca tem plantações dos dois lados da estrada que chegam a 6.000 hectares e que pertencem a vinhas como Veramonte, Casablanca, Indómita, Viñamar, La Recova, Matetic, Emiliana, entre várias outras abertas ao turismo.
. Bodegas Re
A vinha Bodegas RE mistura as técnicas modernas de vinificação com a tradição ancestral e familiar para criar vinhos de complexidade e beleza únicas. O ambiente e o atendimento da vinha são extremamente acolhedores: depois que entramos, não queremos mais sair!
Um pouco da história
A história da Bodegas RE é antiga e recente ao mesmo tempo e está intimamente ligada a Pablo Morandé Lavín. Pablo vem de uma família com uma longa trajetória na elaboração de vinhos e foi pioneiro em plantar uvas no vale de Casablanca. E é recente, porque a decisão de Pablo de criar vinhos em família nasceu somente em 2008, junto aos seus filhos Pablo, Piedad e Macarena. Bodegas Re tem um conceito único baseado em REcriar, REinventar e REvelar vinhos ancestrais a partir de relatos bíblicos e dos vinhos produzidos pela família nos séculos passados.
Ícones: REnace, REnoir Nature Clásico, Renoir Nature Virgen
Outras joias: RE Cabergnan, RE Chardonnoir, RE Syragnan, RE Syranoir, RE Doble, RE Pinotel, REsiste, Mediterraneo, Enredo e Vigno
. Casas del Bosque
Uma das vinhas mais prestigiadas do vale de Casablanca, a Casas del Bosque tem um entorno maravilhoso, vinhos que são verdadeiras joias e um restaurante que é puro deleite.
Um pouco da história
Os antigos bosques de pinheiros e oliveiras e as pequenas casas brancas de adobe deram origem ao nome Casas del Bosque, fundada em 1993 pela família Cúneo, de origem italiana. Em Casablanca a vinha tem um único vinhedo com 235 hectares dedicados exclusivamente a variedades de clima frio, como sauvignon blanc, riesling, chardonnay, syrah e pinot noir. As uvas carmèrnére e cabernet sauvignon estão plantadas nos vales de Maipo, Colchagua e Cachapoal.
Ícones: La Trampa, Pequeñas Producciones, Botanic Series
Outras joias: BO, Gran Reserva, Late Harvest, Reserva
A “rica” hora do almoço
Minha sugestão de almoço é uma experiência gastronômica no restaurante Tanino, uma das melhores cozinhas do Chile e com um atendimento feito por sommeliers.
. Attilio e Mochi
Eles deixaram o Brasil para realizar um sonho no vale de Casablanca: elaborar vinhos de clima frio, com altíssima qualidade e em escala humana! Eles são Marcos Attilio e Angela Mochi, um casal de brasileiros que trabalha dia a dia para mudar o cenário do vinho chileno de “qualidade pelo preço” por “qualidade real”.
Um pouco da história
Eles chegaram no vale de Casablanca em 2011, plantaram num pequeno vinhedo oito variedades, as que eles mais gostam de beber, incluindo a primeira grenache [garnacha] do vale. Em cada parte do processo as mãos de Angela e Marcos estão presentes, do cultivo até o momento de engarrafar os vinhos. Conscientes dos recursos naturais, se preocupam com o meio ambiente e estão focados na sustentabilidade. São membros ativos do MOVI – Movimento de Vinhateiros Independentes do Chile – e do Casablanca Off, uma agrupação que incentiva o desenvolvimento dos pequenos produtores do vale.
Ícones: AM Grenache The First Amber, e AM Malbec
Outras joias: AM Cabernet Franc, AM Pinot Noir, Attimo 1, Dulce Fuerte”
Saiba
Os meses de fevereiro a abril são o período da colheita, uma ótima oportunidade para você ver a maravilha das plantações carregadas de uvas, provar delas ainda nas parreiras e participar de tours onde você é quem faz a colheita. E o melhor: em anos fora de #pandemia tem as imperdíveis festas de Vendimia [festas da colheita]!
Te recomendo
Aproveite o dia para comprar vinhos, nas lojas de cada vinha os preços costumam ser mais em conta que nas lojas especializadas. A conservação das garrafas é a ideal, com pouca exposição de luz e calor. Por isso guarde espaço na sua mala para voltar carregado de joias chilenas!
Avaliações
Não há avaliações ainda.