“Uma história de amor e paixão pelo mundo do vinho.” Essa é a frase que representa a história da vinha Alyan, fundada em 2001 pelo casal Alicia Balmaceda e Andrés Perez. Alicia e Andrés são herdeiros de famílias que no passado fizeram florescer a indústria do vinho no Chile.
Alyan é uma vinha boutique, com uma pequena produção de vinhos, principalmente de tintos. Está situada no prestigiado e caloroso Vale de Maipo, aos pés da maravilhosa Cordilheira dos Andes. Suas plantações são principalmente de uvas tintas como a cabernet sauvignon e syrah, mas algumas brancas também são cultivadas, como a chardonnay e sauvignon blanc. A Alyan também tem plantações no vale de Colchagua onde algumas uvas se adaptam melhor, como a carmèrnere por exemplo.
Aos pés das montanhas está a casona Alyan, um lugar que chama a atenção pela arquitetura e riqueza de detalhes na decoração, e é onde tudo acontece. Ali, o vinho é vinificado, guardado e, vendido em uma lojinha repleta de garrafas e boas promoções. Na casona também é onde mais três degustações são realizadas, sendo uma delas no momento do pôr do sol!
A experiência do Pôr do Sol
Começa com as boas-vindas do guia “muy buena onda” Santiago [com quem fiz o tour no dia 25 de março]. Era um sábado de outono, seis horas da tarde e com o sol ainda queimando. Santiago nos levou para debaixo de uma sombra [necessária] e contou um pouco da história da vinha, algumas curiosidades, falou sobre as características de clima e solo do vale e, sobre a produção dos vinhos elaborados pela Alyan. Depois, provamos as uvas de syrah e cabernet sauvignon direto das parreiras, e com todo o sol que elas recebem, estavam doces feito mel. Das uvas, chegamos na primeira degustação: um chardonnay bem elegante da linha Ambassador com algumas “cositas ricas” para beliscar. Santiago falou sobre as características do chardonnay e deu algumas dicas de como apreciar melhor um vinho branco. Dali, fomos para a casona conhecer onde os vinhos são feitos e guardados. Santiago entregou muita informação dos processos usando uma linguagem simples, o que foi bem bacana. Ali na adega provamos um carmèrnere, também da linha Ambassador, um vinho intenso e aromático. Ainda na adega, fomos surpreendidos com a ilustre visita de “don” Andrés Perez, que nos emocionou com suas palavras [em um bom portunhol] carregadas de emoção e pitadas de humor.
Já era quase 8h e a terceira degustação nos esperava na sacada da casona. Chegamos no momento exato de acompanhar o sol se escondendo por trás das montanhas da Cordilheira da Costa. Um espetáculo da natureza! Ali provamos um vinho naranjo [laranja] de chardonnay. Para quem ainda não conhece, laranja é um vinho feito de uva branca e vinificado como tinto, ou seja, fermentado com a casca da uva. Uma riqueza de vinho, o meu preferido do dia, que acompanhou a belíssima “puesta del sol”. Depois de muitas fotos e brindes fomos levados para uma outra sacada, com a mesma vista das montanhas da Costa e um céu pintado de laranja feito o vinho. Uma maravilha! Ali, um jantar informal nos esperava com a degustação de mais dois vinhos, que Santiago nos apresentou com detalhes: um blend tinto a base de syrah, da linha Gran Reserva, e a estrela da casa Panacea, um blend tinto a base de cabernet sauvignon.
Foi um momento bem lindo de conversas, boa comida e excelentes vinhos, tudo na calma que a experiência merecia. Ah, e vale comentar que Santiago não deixou a nossa taça vazia. Já bem no finalzinho do jantar a Alicia veio nos dar um simpático olá e agradecer a nossa visita. Dali, fomos para a loja fazer as necessárias comprinhas!
E como curiosidade, a palavra Panacea vem do grego e significa “remédio para tudo”. Segundo “don” Andrés esse é o segredo da vida: mais vinho, mais felicidade!
Conto sobre o tour em primeira pessoa porque antes de “vender” a experiência fiz questão de participar e conhecer em terreno a Alyan, uma vinha que vem se tornando a queridinha entre os brasileiros. E o que posso dizer para vocês é que foi uma experiência linda e diferente de todas que já vivenciei em tantas outras vinhas!
Bete Veingartner | Março 2023
Avaliações
Não há avaliações ainda.