Roteiro 5 dias no Chile
A minha sugestão é para cinco dias de passeios, mas você pode escolher conhecer somente os lugares que desejar. Os roteiros #fériasnochile são flexíveis: você pode trocar um passeio deste roteiro por outro, de outro roteiro. E lembrando que os passeios são com transporte exclusivo com motoristas profissional em van, e acompanhados de guia bilíngue – português e espanhol. Os passeios não têm datas fixas, são realizados no período da sua viagem, você só precisa reservar as datas com antecedência para que eu possa te atender.
Veja os detalhes do passeio mais abaixo.
Preços dos passeios
Envie um e-mail para contato@feriasnochile.com e informe: o período da sua viagem e o número pessoas. Te responderei o mais breve possível com o orçamento do roteiro e mais informações para a reserva.
Reserva dos Passeios
Para a reserva dos passeios nas datas desejadas: depósito de 10% em uma conta no Brasil. O saldo restante deverá ser pago antes dos passeios serem realizados, em pesos ou cartão de crédito.
Período
O melhor período do ano para realizar estes passeios é entre os meses de outubro a maio, mas se você ainda tem dúvidas sobre quando fazer a sua viagem ao Chile, leia o post As Quatro Estações, ele vai te ajudar a escolher!
Elaborei este roteiro de 5 dias para você que vem ao Chile pela primeira vez, é apaixonado por vinhos e quer conhecer todos os lugares imperdíveis da Região Central. Saiba que são muitos! O Chile é um país que não cabe em apenas uma viagem, então, possivelmente você vai ficar com vontade de voltar para conhecer o que faltou, o que é ótimo… Boa desculpa para fazer uma nova viagem! Mas sim, tem aqueles lugares que, por seu valor cultural, por sua beleza natural ou projetada, ou pelo prazer que proporcionam, não podem ficar de fora do seu #enoroteiro de estreia de férias no Chile.
Santiago é um vale cercado por montanhas e cortado por um rio que nasce na Cordilheira dos Andes. Uma cidade linda e moderna, com ruas amplas e arborizadas, parques, mirantes, bons restaurantes, shoppings e vinhas. Mas também é uma cidade onde a história, a cultura e a tradição tentam não sucumbir ao desenvolvimento urbano. No litoral do Oceano Pacífico tem Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra, praias onde o azul do mar se junta com o azul do céu, e o sol se põe num horizonte que parece ser possível alcançar de barquinho. Cajón del Maipo, Valle Nevado e Farellones são oásis escondidos entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, e percorrer as suas curvas e os seus penhascos é uma vivência indescritível, com neve ou sem neve, de dia ou à noite. E tem os vales de Maipo, Casablanca e Colchagua: regiões com clima e solo extremamente favoráveis para o cultivo de uvas e produção de vinhos – os vinhos que amamos! Caminhar entre as plantações e provar das riquezas que cada vinha oferece, no cacho ou na taça, é uma experiência deliciosa.
A minha sugestão de passeios é para cinco dias, mas você pode escolher conhecer somente os lugares que desejar. Os roteiros #fériasnochile são flexíveis: você pode trocar um passeio deste roteiro por outro, de outro roteiro. E lembrando que os passeios são com transporte exclusivo e acompanhados por guia bilingue – português e espanhol. Os passeios não têm datas fixas, são realizados no período da sua viagem, você só precisa reservar as datas com antecedência para que eu possa te atender.
Dia 1. City Tour Centro + Undurraga
Te apresento o centro histórico de Santiago em um passeio por suas ruas movimentadas, suas praças bem cuidadas, seus monumentos e seus belos jardins. De forma breve, conto a sua história desde a sua fundação, em 1541. Por alguns lugares apenas passamos e, por outros, fazemos paradas para que você possa conhecer mais de perto o cotidiano de quem mora na principal cidade do Chile.
Logo de manhã, o passeio começa no parque e mirante do centro da cidade: o Cerro Santa Lucía. Daí seguimos até o Palácio La Moneda, passando pela Biblioteca Nacional e pelo Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM). Depois do Palácio e um pouco da sua história, fazemos um passeio a pé pelo Paseo Bandera, pela Plaza de Armas e pelo Mercado Central. Seguimos de carro [ou de van] pelo Parque Forestal, passando pelo Museu de Belas Artes, e finalizamos o City Tour Centro no charmoso e gastronômico bairro Lastarria.
Nesse dia eu posso te acompanhar para fazer a troca de dinheiro em uma das casas de câmbio da rua Agustinas, onde se costuma ter os melhores câmbios. E também em uma loja Claro, para habilitar um pacote de internet no seu celular.
Depois do almoço seguimos para a vinha Undurraga. A vinha foi uma das primeiras a produzir espumantes no Chile e conta com a primeira sala de aromas do vinho do país, além de belos jardins, uma casona centenária e um museu dedicado à cultura Mapuche.
Um pouco da história
A vinha foi fundada em 1885 por Francisco Undurraga, que na época a batizou de Fundo Santa Ana em homenagem a sua esposa. O lindíssimo parque da vinha começou a ser construído em 1890, e o paisagista responsável foi o mesmo que criou o Parque Forestal, em Santiago. A Undurraga foi a primeira vinha chilena a exportar vinhos para os Estados Unidos, em 1903, colocando uma caixa de pinot noir em cada um dos 45 estados existentes na época. Entre os anos de 1960 e 1990 personalidades do mundo todo visitaram a vinha, como os reis da Bélgica e da Noruega, o ator francês Alain Delon, o astronauta estadunidense Neil Armstrong e presidentes de diversos países. Em 1997 a vinha se moderniza e, a partir de 2006, compra campos em outros vales do Chile, somando um total de pouco mais de 900 hectares.
Ícone: Altazor
Marcas famosas: Aliwen, T.H., Trama, Founder´s Collection, Vigno, Titillum, Sibaris, Undurraga Extra Brut e Brut Royal.
O Tour
O Tour Sibaris tem 1h de duração e contempla um passeio pelo parque da vinha, passando pelo espaço dedicado à cultura mapuche, pelos vinhedos e pelo jardim de variedades. O tour também contempla a visita nas adegas centenárias e finaliza com a degustação de quatro vinhos da linha Reserva. Depois, o guia acompanha os visitantes até a loja, que é uma das mais atraentes: além dos vinhos e espumantes, tem uma grande variedade de azeites, sal de mar, geleias e outras delícias. Tem também camisetas, bolsas, chaveiros e diversos “regalos” artesanais.
Dia 2. Uma mesa de delícias em Cajón del Maipo!
Uma maravilhosa represa rodeada pelas montanhas de Cajón del Maipo. Suas águas, ora azul turquesa-intenso e ora verde-esmeralda brilhante, parecem uma pintura.
A represa
A represa de Embalse el Yeso levou 10 anos para ser construída e foi inaugurada em 1964. Ela abastece grande parte da região e a sua capacidade é de 250 milhões de metros cúbicos de água. Embalse está a uma altitude de mais de 2.500 metros e entre as montanhas de Cajón del Maipo – um cânion cravado na Cordilheira dos Andes.
O caminho
A partir de San José, o tempo para chegar até a represa é de mais ou menos uma hora e meia. A estrada tem trechos sinuosos, subidas, descidas e penhascos, tem trechos de asfalto e trechos de terra. Tem glaciais, vegetação nativa, cachoeiras, animais da zona e plantações. É um longo caminho, maravilhoso em todo o seu percurso.
O piquenique
Uma mesa de delícias chilenas com uma seleção especial de vinhos acompanhados de pães, queijos, patês, geléias e outras “cositas ricas” será montada no lugar mais próximo possível da represa. A cada taça você vai descobrir a riqueza da enogastronomia chilena através dos seus sabores, aromas, cores e sensações. E ali, com as montanhas ao nosso redor e toda a beleza impressionante de Embalse el Yeso, vamos juntos desfrutar desse momento, que é um dos mais marcantes do passeio.
Saiba
A represa é uma propriedade particular com acesso liberado aos turistas durante todo o ano. Mas se recomenda visitar Embalse entre os meses de outubro a março, quando o clima na Cordilheira é mais favorável. Tem as exceções: quando a força da natureza se manifesta em forma de deslizamentos, tremores, chuvas intensas, excesso de neve e animais soltos que bloqueiam o caminho. Nessas situações impossíveis de prever quando vão acontecer, as autoridades impedem a visitação por motivos de segurança.
Te recomendo
Em dias favoráveis, recomendo um dia todo para esse passeio. Nos meses fora do período do inverno é possível percorrer os quase 5 quilômetros da estrada que beira a represa e chegar até um ponto onde se pode molhar os pés nas suas águas geladas. A estradinha é de mão dupla, estreita e sinuosa, mas tem pontos seguros onde dá para parar e fazer fotos, ou apenas ficar ali, contemplando em silêncio a maravilha que é Embalse e a sua paisagem ao redor.
Dia 3. Cerro San Cristóbal + Concha y Toro
Começamos o dia pelo Cerro San Cristóbal, o pulmão verde de Santiago. Já no parque, subimos de teleférico até o mirante onde você vai ter uma vista linda da cidade, e se quiser subir um pouco mais, até o Santuário, a vista é ainda mais bonita. No alto do cerro você vai ter tempo para contemplar, tirar fotos e provar uma empanada acompanhada de um mote con huesillo [que vale por um almoço]. Na volta, descemos de bondinho.
Continuamos com um passeio panorâmico pelas ruas do bairro de Bellavista e paramos no Patio Bellavista para o almoço. Dali, seguimos para a vinha Concha y Toro. O tour Marques de Casa Concha é dividido em duas etapas: a primeira contempla um passeio acompanhado por um guia da vinha entre as plantações, pelo casarão da família e pelo belíssimo jardim em estilo europeu. Contempla também a degustação de três vinhos de linhas variadas e a visita ao Casillero del Diablo. A segunda etapa do tour contempla a degustação de mais quatro vinhos da linha Marques acompanhados de queijos, realizada por um sommelier.
De brinde: uma taça com a marca da vinha e uma tábua de madeira. O tour termina na loja, onde é sempre uma ótima opção aproveitar as promoções.
Saiba
Nesse dia eu posso te acompanhar para fazer a troca de dinheiro em uma das casas de câmbio da rua Agustinas, onde se costuma ter os melhores câmbios. E também em uma loja Claro, para habilitar um pacote de internet no seu celular.
Dia 4. Viña del Mar e Valparaíso
Pela rota 68, vamos a caminho das belezas do Oceano Pacífico. Já no litoral, a nossa primeira parada é na entrada da cidade de Viña del Mar, onde o Relógio de Flores nos dá as boas-vindas. Seguimos com um passeio panorâmico pela bela orla de Viña e depois, já em Valparaíso, fazemos uma parada na Caleta Portales – um tradicional mercado de peixes e frutos do mar e ancoradouro – onde pelicanos e lobos marinhos são as principais atrações do lugar para os turistas.
É hora do almoço e paramos em um dos restaurantes com vista para o mar e para os morros coloridos e caóticos de Valparaíso. A minha sugestão é provar a riqueza da gastronomia chilena em pratos como um caldillo de congrio, uma corvina a la sal ou um prebre de piure, acompanhados de um fresquinho vinho branco ou rosé. Do restaurante, seguimos até o Cerro Concepción, onde fazemos um passeio a pé entre suas ruazinhas, suas casas coloridas e seus murais. Descemos para a parte plana de Valparaíso de bondinho e fazemos um passeio panorâmico pelas ruas históricas da cidade, chegando até o Porto. Voltamos beirando o mar, e dependendo do período do ano dá para contemplar o belíssimo pôr do sol.
Saiba
A caminho do litoral está o Vale de Casablanca e as vinhas Emiliana, Casas del Bosque, Bodegas Re, entre outras. Se você quer fazer a parada em uma dessas vinhas, podemos fazer, mas o tempo de passeio será o mesmo, ou seja, vamos ter que dividir o dia entre a vinha escolhida e o litoral.
Recomendo
Esse é um dia de várias paradas e caminhadas pelos morros de Valparaíso, te recomendo o uso de roupa e calçado confortável, e um casaco corta-vento.
Dia 5. Na rota do vinho
O último dia de passeio é o dia das taças e dos brindes! E você vai precisar escolher entre os vales de Maipo, Casablanca e Colchagua para encerrar a sua viagem de #fériasnochile. Saiba que cada um desses vales está em uma zona diferente da Região Central do Chile, com climas e solos diferentes, o que influencia nas características dos vinhos. As atividades que cada vinha oferece aos enoturistas também são diferentes: algumas oferecem o tour pelas plantações em uma bike, outras caminhando, e outras em charrete. As degustações também são únicas, cada sommelier ou guia tem o seu jeito particular de apresentar os vinhos. Tem as grandes e as pequenas vinhas, tem as orgânicas e biodinâmicas, tem as famosas e as joias escondidas. Algumas vinhas oferecem piqueniques e outras têm restaurantes e hotéis. Tem as modernas e tem as tradicionais.
Tem tours, vinhas e vinhos para todos os gostos e bolsos, e acredite: qualquer dos vales que você escolher será uma boa escolha! Mas se você tem uma preferência pelos vinhos da uva cabernet sauvignon, fique pelo vale de Maipo; se você é um amante dos vinhos carmernère, escolha o vale de Colchagua; e se você gosta de um espumante, um branco ou pinot noir, o vale de Casablanca é o seu melhor enodestino.
O período ideal para se realizar este roteiro é entre os meses de outubro a maio de cada ano. Se você está em dúvida de quando fazer a sua tão desejada viagem, dá um lida no post as As Quatro Estações, onde eu falo com mais detalhes sobre as particularidades e os atrativos de cada estação do ano.
Sou Bete Veingartner e espero poder te acompanhar na sua próxima viagem de #fériasnochile!
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Produtos relacionados
Santiago
Cordilheira
Vales e Vinhas
Vales e Vinhas
Cordilheira
Vales e Vinhas
Vales e Vinhas
Avaliações
Não há avaliações ainda.