Mulheres chilenas que inspiram

E você, conhece algumas das grandes mulheres chilenas? Elas superaram as dificuldades e seguiram adiante, determinadas a realizar os seus projetos de vida e os seus sonhos. Entre incontáveis mulheres que merecem um destaque por suas valiosas contribuições nas artes, nas ciências, na educação e na cultura, eu escolhi 6 chilenas para homenagear hoje. Mulheres que inspiram e que são verdadeiras riquezas do Chile.

Dia 8 de março, uma data marcada no calendário para representar a luta diária das mulheres contra a desigualdade, a injustiça e a violência, mas também um dia para levar a esperança e a inspiração através do trabalho que essas incríveis mulheres realizaram e realizam.

1. Isabel Allende | Escritora. Ela ganhou o Prêmio Nacional de Literatura em 2010 e também recebeu do então presidente dos Estados Unidos Barack Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, em 2014.

2. Gabriela Mistral | Poetisa. A primeira escritora latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1945.

3. María Teresa Ruiz | Astrônoma. A primeira mulher a estudar astronomia na Universidade do Chile e a primeira a realizar um Doutorado em Astrofísica pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

4. Margot Duhalde | Aviadora. A primeira mulher da aviação no Chile, rompeu com todas as barreiras ao participar como piloto na Segunda Guerra Mundial.

5. Michelle Bachelet | Médica e política. A única mulher a ocupar o mais importante cargo político no Chile, ela foi presidente em dois períodos.

6. Violeta Parra | Uma artista completa: compositora, cantora, poeta, artesã. Considerada a mais importante folclorista e criadora da música popular chilena.

Quer saber mais sobre essas 6 mulheres? Te recomendo reservar uma manhã do seu roteiro de #fériasnochile para visitar o Museu da Violeta Parra e o Centro Cultural Gabriela Mistral, os dois em Santiago. Reserva também uma noite para fazer um tour astronômico na Cordilheira e saber um pouco mais sobre o trabalho de María Teresa Ruiz. Os livros da Isabel Allende são vendidos aí no Brasil e Michele Bachellet atualmente integra a Organização das Nações Unidas. E, para conhecer sobre Margot Duhalde, acessa o site museoaeronautico.gob.cl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.