Festas de Vindima 2024: a alegre celebração da colheita de uvas no Chile!

Todos os anos o mágico ciclo vegetativo das uvas se repete: no inverno as parreiras descansam e se nutrem da terra fértil e generosa que o Chile tem. Quando chega a primavera, as folhas começam a brotar e logo nascem os primeiros cachos de uvas. No calor do verão, as plantações já estão carregadas de folhas e cachos, as uvas começam a amadurecer, cada uma ao seu tempo; as uvas, assim como as outras frutas, dependem da quantidade de chuva, sol e luz que receberam durante o período entre a brotação e amadurecimento. Entre outros fatores. A data da colheita também é uma decisão da/o enóloga/o ou vinhateira/o, ela/e sabe qual estilo de vinho quer produzir com aquelas uvas. Mas normalmente variedades como as brancas sauvignon blanc e chardonnay estão prontas para serem colhidas já em fevereiro. As variedades tintas precisam de um pouco mais de tempo para alcançar o amadurecimento ideal e são colhidas até o mês de maio.

E é neste período, entre fevereiro a maio, que acontecem as festas de vindima: a celebração da colheita de uvas no Chile. As celebrações são por todo o país e lembram as nossas festas juninas, mas no lugar do vinho quente e quentão tem vinho tinto, branco, rosé, laranja e espumante aos litros. Em cada vale, as vinhas se reúnem na praça principal da cidade ou em um parque e vendem por taça as suas principais etiquetas. Para participar você compra um ticket que dá direito a uma taça e várias degustações. Aí você vai provando, de taça em taça. É uma ótima oportunidade de provar várias joias de um mesmo vale em um mesmo dia, e por um preço bem acessível.

Algumas das mais conhecidas e tradicionais são as festas dos vales de Curicó, Casablanca e Colchagua. São bem animadas, com a apresentação de cantores e bandas, tem o tradicional pisoteio de uva, concursos de miss vindima, barracas de comidas típicas e artesanato local.

Neste período de colheita as vinhas também preparam atividades especiais para que os turistas participem da experiência de fazer a colheita das uvas e acompanhem todo o processo de elaboração do vinho.


Abaixo tem o calendário das principais festas de vindima na Região Central do Chile. Se você vai estar por Santiago, não deixa de participar ao menos de uma delas, é uma experiência “rica” e imperdível para quem ama vinho!

Março
Vale de Colchagua | Dias 1, 2 e 3
Vale de Curicó | Dias 20, 21, 22 e 23
Vale de Maipo – Peñaflor | Dias 23 e 24

Abril
Vale de Casablanca | Dias 6 e 7
Vale de Cachapoal | Dia 6
Vale de Maipo – Isla de Maipo | Dias 6 e 7
Vale de Maipo – Parque Padre Hurtado | Dias 12, 13 e 14
Vale de Maipo – Vendimia Fest | Dias 20 e 21
Vale de Aconcagua – Vinha El Escorial | Dia 20
Vale de Maipo – Melipilla | Dias 27 e 28

Maio
Vale de Colchagua | Dia 23


Se você quer mais informações dos locais e horários de cada festa, me manda uma mensagem. Quem sabe vamos junt@s provar umas tacinhas!

Bete Veingartner | Fevereiro 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.