A celebração da colheita!

Todos os anos, para a nossa alegria o ciclo da colheita das uvas se repete: no inverno as parreiras descansam e se nutrem da terra fértil que o Chile tem. Quando chega a primavera, as folhas começam a brotar e logo nascem os primeiros cachos de uvas. No calor do verão, as plantações já estão carregadas de folhas e cachos, as uvas começam a amadurecer, cada uma ao seu tempo; variedades como a sauvignon blanc e chardonnay estão prontas para serem colhidas já em fevereiro. No outono, é a vez das queridas cabernet sauvignon e carmernère.

E é neste período, entre fevereiro a maio, que acontecem as festas de vendimia: a festa da celebração da boa colheita do ano. O formato do evento lembra as nossas festas juninas, com barraquinhas, só que no lugar do vinho quente e quentão, as vinhas oferecem os seus vinhos e espumantes. Acontecem em lugares públicos, como praças e parques, e são bem animadas, com a apresentação de cantores e bandas. Tem o tradicional pisoteio de uva, tem concursos de miss vendimia e tem barracas de comidas típicas e artesanato local. São eventos bem descontraídos e é comum ver casais, grupos de amigos e famílias, todos sentados na grama, conversando e com as suas taças na mão. São festejos que acontecem em várias regiões do país e as mais conhecidas são as festas dos vales de Curicó, de Casablanca, de Maipo e de Colchagua.

Em tempos normais, já estaríamos festejando. É uma celebração esperada por turistas, por chilenos, pelos vinhateiros e por todos os apaixonados por vinho. Mas este ano, por conta do #vírus as festas não aconteceram, e ficou um vazio na nossa agenda e no nosso coração. Esperamos ansiosos, que no próximo ano a gente possa de novo festejar como merecemos!

E como hoje é sábado, tem mais uma colheita de músicas chilenas lá na playlist #fériasnochile do Spotify. O escolhido para amenizar a saudade das festas [de vinho, de casamento, de aniversário] foi Joe Vasconcelos, um cantor e compositor chileno, filho de pai brasileiro e mãe chilena. A música de Joe tem influências no folclore latino americano e na música popular brasileira. É alegre, versátil e irreverente.

Bom sábado prôceis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.