Denise e Célia


De Férias no Chile

Através da parceria que temos com a Mariana da Mtur (agência de viagens com sede no Brasil), a Denise e a Célia fizeram um pacote completo de passagens e hospedagem, mais os passeios com a gente! E que alegria foi conhecê-las e poder mostrar parte do que o Chile tem de bom para elas! Foram dias de boa conversa, alto astral e muita vontade de conhecer tudo o que cabia em cada dia que passamos juntas. Elas que vieram da cidade caótica que é São Paulo, encontraram aqui no Chile a paz que buscavam nos dias de passeios pelas montanhas e pelo litoral e entretenimento com a rica agenda cultural da cidade, além de se encantarem com a variada gastronomia oferecida pelos restaurantes e a amabilidade do povo chileno com os turistas brasileiros. Vieram para ficar dez dias e se hospedaram em um apartamento no centro, perto do metro, facilitando as andanças que fizeram no final de cada dia de passeio e também nos dias livres que tiveram, pois disposição não faltou para essas meninas!


Tour Santiago

No primeiro dia de passeio, fizemos um Tour de carro pela cidade, para que elas pudessem conhecer uma boa parte dos pontos interessantes em um único dia e ter uma ideia geral de como Santiago é linda e cheia de opções. O dia estava nublado e com 100% de possibilidade de chuva, o que é raro aqui, mas ainda assim, conseguimos seguir todo o roteiro, pois San Pedro foi generoso, rs.

tour-santiago-01Cerro San Cristóbal, ao fundo a cidade de Santiago em um dia cinza e chuvoso.

No alto do cerro, elas percorreram o caminho das Sete Palavras, chegaram até a Virgem de Concepción para um momento de oração e agradecimentos, fizeram comprinhas de lembrancinhas religiosas, contemplaram a cidade e provaram o mote con huesillos, em uma pausa boa que fizemos e aproveitamos para falar sobre gatos e família.

Seguimos por um passeio pelo bairro de Bellavista e suas ruas agitadas, bairro de muitas opções em restaurantes, bares, baladas e onde Pablo Neruda construiu uma de suas casas.

tour-santiago-02La Chascona de Pablo Neruda, poeta chileno e prêmio nobel de literatura.

Até chegarmos na nossa próxima parada, percorremos a cidade mostrando a beleza de seus parques Bicentenário e Araucano, o Shopping Parque Arauco e o centro financeiro situado em Vitacura.

tour-santiago-03Los Dominicos e suas infinitas opções em arte e artesanato de primeira qualidade.

O Pueblito Los Dominicos, assim como é conhecido entre os chilenos, é o único centro de artesanato no Chile onde seus artesãos e artistas produzem e vendem sua arte pessoalmente. Aqui, as meninas passearam sem pressa por suas inúmeras ruas de terra, apreciaram a riqueza de variedades em artigos de madeira, lã, cobre, lápis -lazúli, vidro e outros materiais, fizeram compras de presentinhos especiais e para finalizar muito bem, paramos para tomar um café com um delicioso pié de limón. 

tour-santiago-04Shopping Costanera Center, centro de compras e lazer bem pertinho do metro Tobalaba. 

O tour do dia era para terminar com uma visita ao mirador Sky Costanera, mas a visibilidade estava muito ruim, então deixamos para outro dia, afinal suas Férias no Chile só estavam começando!


Viña del Mar e Valparaíso

Segundo dia de passeio e o destino escolhido foi o litoral: Viña del Mar e Valparaíso. O dia tava lindo de sol e o azul do Pacífico mais intenso do que nunca! A primeira parada foi no Relógio de Flores na entrada de Viña del Mar e elas se encantaram com a beleza e o cuidado dos seus jardins e se apaixonaram pelos cachorros espalhados pela cidade, tirando seu cochilo habitual nos gramados, sem nenhuma preocupação com a vida, rs.

Depois seguimos por um passeio pela avenida da praia e fizemos uma parada para elas pisarem na areia e molharem as mãos na água gelada do mar, porque os pés elas não quiseram, rs. Tomaram um sorvete no Bravíssimo e tiveram um tempo só para elas de conversa e contemplação.

Já era hora do almoço e seguimos para o restaurante Castillo del Mar, especializado em peixes e frutos do mar, com bom atendimento, preço justo e uma vista linda para o Pacífico.

vina-del-mar-03Relógio de Flores, marco da entrada da cidade de Viña del Mar.

vina-del-mar-02Vista da cidade de Valparaíso ao fundo.

vina-del-mar-01Rio Marga Marga, atravessa o país de leste a oeste: da Cordilheira ao Pacífico.

Depois do almoço seguimos para Valparaíso, nossa primeira parada foi na casa de Pablo Neruda: a La Sebastiana. Passearam pelos jardins, tiraram fotos e fizeram o tour por dentro da casa para conhecerem um pouco mais sobre o poeta. Dali, seguimos para o Cerro Concepción, onde elas puderam passear entre as ruas, escadas e janelas dessa cidade de beleza caótica. Se interessaram em conhecer um pouco da sua história, fizeram comprinhas, tomaram café com vista para o mar no charmoso Café Entre Cerros e se encantaram com a geografia e arquitetura “sem lógica” de Valpo.

valparaiso-03Dia de céu e mar azul, ao fundo parte do principal Porto do Chile.

valparaiso-02Paseo Atikinson: Um dos inúmeros lugares imperdíveis para se caminhar sem pressa.

valparaiso-01Paseo Galvez: Charme nos detalhes simples e criativos.

Terminamos o dia subindo pelo Ascensor Artillería (bondinho) até o alto do Cerro de mesmo nome, e lá elas caminharam pela feirinha de artesanato do Paseo 21 de Mayo, fizeram mais algumas comprinhas e puderam ver do alto o movimento e as cores do Porto de Valparaíso.

ascensor-valparaisoVista de dentro do ascensor (bondinho).

porto-valparaisoVista do alto do principal Porto do Chile.


Valle de Casablanca

O terceiro dia de passeio foi regado a vinho: branco, tinto e espumante! Levamos as meninas para conhecerem três vinhas do Valle de Casablanca: Emiliana, Casas del Bosque e Viñamar.

Vinha Emiliana

Começamos o dia pela vinha orgânica Emiliana, onde a Denise e a Célia fizeram um tour guiado pelas plantações que começam a brotar suas folhas. No tour, explicações sobre o plantio e os cuidados com o meio ambiente e com seus funcionários, que essa vinha ecologicamente correta tem. Terminado o tour da melhor forma possível com uma rica degustação de vinhos e claro, não deixaram de comprar algumas garrafas, pois os preços aqui no Chile são irresistíveis!

vinha-emiliana-01Vinha Emiliana: bons vinhos, orgânica, linda e com guias simpáticos e bem treinados.

vinha-emiliana-02Parada durante o tour para falar da importância das Alpacas no cultivo orgânico das parreiras.

vinha-emiliana-03Denise e Célia: Alegres, companheiras e apaixonadas por vinho!

Vinha Casas del Bosque

A segunda vinha escolhida foi a Casas del Bosque e sua paisagem lindíssima! Aqui as meninas tiveram um momento de prazer despertando todos os sentidos: almoçaram no prestigiado restaurante Tanino, com vista para as plantações em mais um dia de céu azul e a boa companhia que uma faz a outra, momento perfeito! Depois seguiram para mais um tour pelas plantações e finalizando com mais uma degustação. Dia de vinho, vinho e vinho!

Foi difícil tirar elas daqui, a experiência tava boa demais e depois do tour elas se entregaram em uma das poltronas no lounge da vinha e ali queriam viver, rs. Mas precisávamos seguir, ainda tínhamos mais uma vinha para mostrar a elas: a Viñamar!

vinha-casas-del-bosque-03

vinha-casas-del-bosque-02

vinha-casas-del-bosque-01Vinha Casas del Bosque: Restaurante Tanino e uma paisagem que vale algumas horas aqui!

Vinha Viñamar

E para terminar esse dia mais que especial para as meninas, pois elas amaram tudo do começo ao fim, uma espumante geladinha para brindar aos momentos bons da vida! Acho que as fotos dizem tudo, nem precisa de texto!

vinamar-05

vinhas-chile

vinamar-04Viñamar: Um final de tarde ensolarado e uma espumante geladinha… perfeito!


City Tour Centro

No quarto dia fizemos um passeio a pé pelo Centro histórico de Santiago. Começamos pelo Palácio La Moneda e seguimos mostrando outros pontos: o Teatro Municipal, a Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana, as ruas principais do centro e paramos para almoçar no Mercado Central, onde o restaurante Donde Augusto foi o escolhido. Depois, passeamos pelo parque Forestal, passamos pelo Museu de Belas Artes, subimos até o alto do Cerro Santa Lucía e caminhando pela Alameda chegamos até o centro cultural Gabriela Mistral. Finalizamos o dia pelo bairro Lastarria, onde elas voltaram em outro dia para aproveitar um pouco mais desse lugar rico em opções de arte, cultura e gastronomia.

city-tour-santiago-02E na fonte Neptuno, elas jogaram uma moedinha e fizeram seus pedidos!

city-tour-santiago-03Instalações de Shakespeare no Centro Cultural Gabriela Mistral – GAM.

city-tour-santiago-01Palácio La Moneda: Onde a presidente Michelle Bachelet define os rumos do país.


Cajón del Maipo

E no último dia de passeios com nós do Férias no Chile, o destinho escolhido pelas meninas foi as montanhas de Cajón del Maipo. A primeira parada foi na Pika del Flaco, lugar simples e rústico, mas que serve uma das melhores empanadas do Chile. Preparadas pessoalmente pelo don Flaco e suas filhas, são bem recheadas, saborosas, assadas em forno de barro e servidas quentinhas acompanhadas de café, refrigerante ou com o “vinho nosso de cada dia”, rs. Eu já aviso um dia antes: café da manhã light hein!

cajon-del-maipo-01

cajon-del-maipo-02Don Flaco sempre muito simpático e agradecido pelos turistas que recebe do mundo todo.

cajon-del-maipo-03Momento lindo da Célia impressionada com a exuberância do Vulcão San José.

No caminho entre as montanhas, fizemos algumas paradas mas o destino final eram as piscinas termais de Baños Colina. Suas águas aquecidas pelo vulcão e sua paisagem em volta de tirar o fôlego, proporcionaram às meninas um momento de puro prazer e relaxamento.

Mas o banho relaxante e medicinal não era “a cereja do bolo”, ainda tinha a deliciosa experiência de uma degustação privativa de vinhos com o sommelier Thiago Reis. As meninas não pouparam o Thiago de perguntas e curiosidades sobre essa bebida que encanta a quase todos e muito menos deixaram sobrar algumas gotas sequer, nas três garrafas de vinho que levamos, rs. Acredito que esse tenha sido outro momento perfeito da viagem!

cajon-del-maipo-05Um brinde aos bons momentos da vida e ao que a natureza nos oferece!

cajon-del-maipo-04


Agradecimentos

Meninas, foi um imenso prazer recebê-las aqui no Chile e poder mostrar um pouquinho do que esse país tem de bom e lindo. Agradeço a confiança depositada em nós e espero sinceramente que vocês tenham aproveitado muito bem dos dez dias que passaram aqui e que os dias que estivemos juntas tenha deixado em vocês uma sensação boa de quererem voltar e conhecerem um pouquinho mais! E eu mais uma vez me sinto grata por poder realizar esse trabalho que me permite compartilhar bons momentos e conhecer pessoas como vocês: de bem com a vida, boas de coração e exemplos de amor e companheirismo.

ferias-no-chileTarde linda de sol e um encontro para guardar no coração!

PS: Escolhendo as fotos senti saudades de tudo, onde tá a tecla para voltar no tempo… Rsss

Elisabete Veingartner | Outubro 2016


Para ver todas as fotos da viagem da Denise e da Célia CLIQUE aqui!


Vem conhecer o Chile com a gente!

Roteiros sob medida e informações: contato@feriasnochile.com

(Anote o período da sua viagem e o número de pessoas e se houver crianças, as idades)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *