Vendimia Chile 2018


Para os produtores de vinhos e também para os amantes dessa bebida “sagrada”, chegou o momento mais esperado do ano: as festas de vendimia! A vendimia é a festa que cada valle oferece para celebrar a sua boa colheita do ano. Lembrando que o Chile está dividido em vales no que se refere a plantações de uvas; cada vale é uma região onde a combinação do seu clima e do seu tipo de terra compõe o seu terroir único, a identidade do seu solo!

 

Todos os anos um ciclo perfeito se repete: depois da colheita que acontece entre os meses de fevereiro a maio, é feita a poda das parreiras para que elas descansem, e quando chegar a primavera, elas comecem a brotar novamente. No final do verão e início do outono, as plantações estão carregadas de cachos prontos para serem colhidos.

Sem ter uma data definida, a colheita depende do tipo de uva, do clima, da quantidade de chuvas e de uma série de outros fatores que só mesmo os enólogos é que podem definir qual o melhor período de colheita para cada ano. E é nessa mesma época do ano que as festas de vendimia acontecem nos principais vales do Chile.

Principais valles próximos a Santiago: Maipo, Casablanca, Colchagua, Leyda, San Antonio, Cachapoal, Aconcagua. 

Existem vales desde o sul até o norte do Chile, passando aqui pela região central, onde temos a possibilidade de provar uma grande variedade de uvas e dos melhores vinhos tintos, brancos, espumantes e roses que o Chile produz!

Uma das mais animadas festas é a do vale de Casablanca, localizado a caminho do litoral do Pacífico e a 75 quilômetros de distância da cidade de Santiago. A festa este ano será nos dias 24 e 25 de março, na Plaza de Armas, a principal da pequena cidade de Casablanca.

A entrada na festa é grátis, mas, para provar os vinhos, você terá que comprar uma copa que te dará direito à degustação de muuitos vinhos. O valor da copa ainda não foi divulgado, mas normalmente oscila entre 5 a 15 mil pesos chilenos.

Durante todo o dia e até a chegada da noite, as principais vinhas da região oferecem degustações de vinhos e espumantes, além das cervejas artesanais locais, boa gastronomia, artesanato tradicional, música e apresentação de danças ao vivo, além de um espaço infantil para os pequenos se distraírem enquanto os pais disfrutan la fiesta!

 

O evento está sendo organizado pela prefeitura da cidade de Casablanca em conjunto com os produtores da região, com a proposta de resgatar a identidade local por meio do seu vinho, do seu folclore, da sua comida e também do seu artesanato.

Grandes e pequenos produtores estarão presentes, ou seja, o momento ideal para você ter um contato mais próximo com a gente que planta, colhe e produz o vinho que você tanto aprecia! Momento também para ampliar seus conhecimentos, seu paladar, seu olfato e seu olhar, e quem sabe passar a pensar assim como eu, que não acredito existir vinho bom ou ruim: cada um tem a sua alma e o seu sabor!

Don Ivan, produtor e dono da vinha Monte Maria no vale de Maipo


E qual o nosso papel nessa grande festa do vinho? Nós da equipe Férias no Chile vamos levar e trazer você com segurança! Entre em contato conosco através do email contato@feriasnochile.com,  informe o período da sua viagem e número de pessoas, assim poderemos te passar um orçamento deste e de outros passeios que realizamos sob medida para os brasileiros!

Bete Veingartner | Março 2018


Vem conhecer o Chile com a gente!

Rota do Vinho     Com a família no Chile    Chile no Inverno


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *