Vinhos no litoral

A Thatiana e sua família nos escolheu para conhecer o litoral e as vinhas do Chile, mas com uma proposta diferente, a de ter a companhia de um sommelier durante um dos passeios. O destino foi o Valle de Casablanca, com a ideia de conhecer duas vinhas, e entre tantas opções que se tem na região de uvas brancas, as escolhidas foram as vinhas Estancia el Cuadro e Casas del Bosque. Quem nos acompanhou nessa experiência foi o Thiago Reis, que durante todo o caminho falou do que ele conhece muito bem e é uma de suas paixões: Vinhos!

Antes de chegarmos a vinha Estancia el Cuadro, fizemos uma parada em um trecho tranquilo da estrada, e a beira de plantações de uvas, fizemos a primeira degustação. Entre taças de vinho branco e tinto, uma conversa descontraída sobre as combinações entre comida e vinho, tipos de uva, solo, clima, temperatura, armazenamento, sabores e aromas!

vinhos-chileO momento mereceu um brinde!

valle-de-casablanca-6O Sr. Tião comemorou com a gente seu aniversário de 70 anos! Casal lindo de viver!

Seguimos na nossa rota do vinho até a Estancia el Cuadro, uma vinha lindíssima e que faz por merecer o nome, sua paisagem parece ser uma pintura. Aqui, o grupo escolheu apenas fazer um tour pelo Museu do Vinho e depois almoçar, na carta oferecida pelo restaurante, vinhos a vontade. O sommelier Thiago fez parte desse momento, e foi indicando para cada comida que escolheram, o vinho ideal.

vinha-estancia-el-cuadro-2

vinha-estancia-el-cuadro-4A Aline quis ver de perto os cachinhos de Sauvignon Blanc, um dos principais tipos de uva da região de Casablanca. A colheita das uvas brancas começa agora no fim de fevereiro.

vinha-estancia-el-cuadro-3No Museu do Vinho, um pouco da história de como era a produção nas primeiras vinhas do Chile. E todos ficamos com vontade de pisar nas uvas como a moça da foto rs.

vinha-estancia-el-cuadro-6Depois do almoço, um passeio pelo jardim: flores, flores e flores!


A segunda vinha foi a Casas del Bosque, outro lugar de tirar o fôlego. Bom… eu sou suspeita pra falar, porque tenho um encanto por vinhos, plantações de uvas, pelo cheiro da terra e pela paisagem que cada uma delas oferece. Mas a Casas del Bosque realmente me seduziu com sua beleza, suas plantações, seus sabores e suas cores!

vinha-casas-del-bosque-7Nesse sofazinho, com essa paisagem e um bom vinho, dava pra passar a vida aqui!

vinha-casas-del-bosque-5Aqui, o grupo escolheu fazer um tour pelas plantações e depois uma degustação de vinhos.

vinha-casas-del-bosque-2Aline, Bruno e Thiago em um momento de descontração!

vinha-casas-del-bosque-6Provei um chardonnay e um pinot noir: aprovados!

vinha-casas-del-bosque-3Foto pra registrar nossa passagem por esse lugar lindo e de excelentes vinhos. Um viva ao que o Chile nos oferece de bom!


valle-de-casablanca-2Na volta para Santiago, fizemos mais uma parada, e mais um momento para se falar de vinhos, e provar mais alguns é claro!

valle-de-casablanca-3Thiago e uma de suas paixões: falar de vinhos!

valle-de-casablanca-5Pais e filhos… adoro!

valle-de-casablanca-4Pelo olhar de todos dá para perceber que estavam prestando atenção em cada palavra, e aproveitando cada dica e explicação do Thiago. O que me deu a certeza de que nossa experiência em combinar passeios e uma degustação particular de vinhos foi um sucesso!


Nosso segundo dia juntos, o destino foi novamente o Valle de Casablanca, mas hoje sem o nosso sommelier. A primeira parada foi na Emiliana, apenas para um passeio por suas plantações e jardins.

vinha-emiliana-1Tudo o que faz parte dessa vinha, nos faz bem pra alma!

vinha-emiliana-2Comprei um garrafa de um dos meus vinhos preferidos da Emiliana, um Viognier, e presenteei meu grupo, afinal não podia faltar um brinde!

Depois seguimos para Viña del Mar, passamos por alguns pontos de interesse do grupo, e seguimos para a praia, com uma parada para o almoço.

valparaiso-vina-del-mar-8Foto com um Moai original da Ilha de Páscua, em frente ao museu Folck de arqueologia.

valparaiso-vina-del-mar-9Dia lindo de sol em Viña del Mar, mas poucos se arriscam entrar nas águas geladas do pacífico rs.

valparaiso-vina-del-mar-5Subida pelo funicular (bondinho) no Cerro Artillería em Valparaíso.

valparaiso-vina-del-mar-6Vista linda do porto no Cerro Artillería em Valparaíso.

valparaiso-vina-del-mar-7Foto para registrar a admiração que todos temos pela história dos 33 mineiros que ficaram presos por 69 dias a uma profundidade de 720 metros abaixo da terra. Essa é uma das 4 capsulas que foram usadas no resgaste, e está exposta para visitação no Museu Naval de Valparaíso.

valparaiso-vina-del-mar-4A beleza exótica de Valparaíso, atraí turistas do mundo todo por sua geografia única. Patrimônio histórico!

valparaiso-vina-del-mar-3Para se conhecer todas as ruas, escadas e murais que fazem de Valparaíso um lugar único no mundo, é preciso viver aqui por alguns meses. E sempre que apresento aos turistas essa cidade que a primeira vista parece ser caótica, tenho vontade de ficar!

valparaiso-vina-del-mar-2Amor Porteño é o nome do lugar! E assim terminamos nosso dia, e nossa programação de passeios, com as delícias de Valparaíso. Espero sinceramente que tenha sido uma boa experiência para todos!

     Elisabete Veingartner | fevereiro 2016


Vem conhecer o Chile com a gente!

Roteiros e informações: contato@feriasnochile.com

Importante: anote o período da sua viagem e o número de pessoas (se houver crianças, as idades)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *