Templo Bahá’í


Recém inaugurado em Santiago, no bairro de Peñalolen, o Templo Baha’í é um lugar para se estar em contato com a natureza e com o seu lado espiritual, sem importar qual a religião que você segue.

templo-bahai-chile-21

templo-bahai-chile-01

Uma das religiões independentes mais jovens do mundo, nasceu no Irã em meados do século XIX. Seu mensageiro, Bahá’u’lláh, plantou a ideia de que todas as religiões são provenientes de um único criador, Deus, e por isso, se faz necessário que a humanidade reconheça que é de uma mesma família, sem fazer diferenças de raça, religião, idade ou gênero.

O templo foi projetado por um arquiteto canadense, Siamak Hariri, em conjunto com o arquiteto e paisagista chileno Juan Grimm, que tiveram o desafio de encontrar um terreno adequado para construir o templo seguindo os pedidos da comunidade Bahá’í internacional. Depois de 10 anos de buscas pelo lugar ideal, o terreno de Peñalolen na pré cordilheira foi o escolhido, por sua rica natureza com suas espécies nativas e por sua vista panorâmica e lindíssima de Santiago.

templo-bahai-chile-24

Com seu formato de flor, seus 30 metros de altura e 30 metros de diâmetro, chamava a atenção de muitos santiaguinos que se perguntavam o que seria aquela construção meio exótica e que levou 6 anos para ficar pronta. Eu que moro perto, no bairro ao lado, pensei algumas vezes: preciso conhecer esse observatório!

A luz foi o elemento principal do projeto, suas paredes foram construídas com vidro e mármore translúcido, pois o projeto é inspirado em um texto de Bahá’u’lláh que fala da importância da luz para a reflexão e como um símbolo do divino.
As paredes do templo tem o formato de uma flor com nove pétalas, número escolhido pelos religiosos da fé Bahá’í que consideram o número nove a máxima representação da unidade e do amor universal, por isso você irá encontrar nove caminhos entre os jardins da pré cordilheira e nove fontes de água espalhadas pelo local, além de obras em pedra do destacado escultor nacional Francisco Gazitúa.

templo-bahai-chile-23

 A estrutura do templo está preparada para as diferentes condições climáticas do país e aos seus abalos sísmicos, sem perder sua característica de realçar a luz. No interior do templo não há imagens de santos, somente mensagens de Bahá’u’lláh escritas nas paredes e na cúpula. Com 600 lugares, aqui você vai encontrar um ambiente silencioso para orar, refletir e contemplar.

templo-bahai-chile-19

templo-bahai-chile-18

O templo de Santiago é o único da América do Sul e espalhados pelo mundo, só existem mais oito, ou seja, ele é o número nove!

Como o templo segue valores em que não existe nenhum tipo de diferença entre as pessoas, ao contrário, promove a unidade, a entrada é gratuita para todos que buscam um lugar de reflexão, de encontro consigo mesmo ou apenas para estar em contato com a natureza.

templo-bahai-chile-17

O lugar tem uma boa estrutura para receber as pessoas vindas de todos os cantos da cidade, do país e do mundo. Conta com banheiros, uma biblioteca, food trucks para um café e uma área para piquenique com uma vista privilegiada da cidade. No dia da minha visita, o dia estava bem nublado, com previsão 100% de chuva, mas felizmente nem uma gota caiu, fizemos nosso piquenique e ainda tirei minha self-wine, rs.

Pretendo voltar muitas vezes, não só para buscar matéria, mas também para trabalhar meu lado espiritual, cada vez mais conectado com a beleza pura da natureza.

templo-bahai-chile-03

templo-bahai-chile-04

templo-bahai-chile-28


Algumas recomendações:

Não é permitido fotografias dentro do templo, somente na área externa.

Não é permitido comer, beber ou fumar no templo e em seus jardins.

Não é permitido a entrada de animais.

Se pede silêncio dentro do templo e o uso de roupas apropriadas com o lugar que é sagrado.

O templo está aberto de terça a domingo, das 8:00 as 20:00 horas. | Entrada gratuita.

Elisabete Veingartner | Outubro 2016


tour-templo-bahai


Preço válido para o mês de novembro 2016


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *