Como andar em Santiago


A pé ou de bicicleta

Tirando seus morros, a cidade de Santiago é toda plana, o que facilita conhecer muitos lugares a pé ou de bicicleta, e para os chilenos, andar em 2 rodas é bem comum, faz parte da rotina. A cidade tem vários trechos de ciclovias, e onde não tem, elas dividem espaço com carros e pedestres de forma tranquila. Você pode alugar uma bike e se aventurar pela cidade, por suas ruas e por seus parques, que em qualquer estação do ano são lindíssimos, bem cuidados e muito frequentados por moradores e turistas. Faça o City Tour caminhando, assim você vai poder apreciar melhor cada detalhe da sua beleza urbana e sua arquitetura rica, mesclada com sua exuberante natureza. Ah, e pedestre aqui tem sempre preferência!


Metro e Ônibus

Com cinco linhas bem distribuídas, e mais uma em construção, a malha metroviária cobre boa parte da cidade, em geral é limpo e bem cuidado, e fora os horários de punta, também é tranquilo. Você poderá conhecer vários pontos turísticos da cidade indo apenas de metro, e em outros fazendo uma conexão entre metro e ônibus, e é obrigatório o uso da tarjeta bip, um cartão que serve tanto para o metro, como para o ônibus. Esse cartão você compra na própria bilheteria do metro, por um valor de $1.000 e carrega com o valor que você irá usar. Procure fazer uma conta de quanto irá gastar na semana, ou nos dias que você ficará aqui em Santiago, e já carregue de uma vez só, para evitar perder tempo em filas, que as vezes são grandes, também dependendo do horário.

Em muitas estações a arte decora paredes inteiras, e na maioria delas, tem cafés e lanchonetes. Se você precisar de wi-fi também vai encontrar algumas estações com sinal livre, como na estação de Tobalaba, que fica no bairro de Providencia, próxima do Costanera Center.

Para agilizar nos horários de punta, nas linhas 4 e 5 o metro adotou o sistema de rota verde e vermelha, que alterna a parada do metro nas estações. Nessas 2 linhas, na plataforma de cada estação tem um aviso se ela é vermelha ou verde, e um luminoso em cada trem mostra em qual estação ele irá parar. Além disso, o transporte de metro e ônibus tem um sistema de tarifas, que dependendo do horário é mais barato ou mais caro.

Os ônibus são no geral bem conservados, e nos horários de mais movimento, os intervalos entre um e outro é pequeno. Já nos finais de semana esse intervalo é um pouco maior. A entrada é pela porta da frente e a saída pela porta de trás, e não tem cobrador, mas sim uma maquininha para passar a tarjeta bip, e cobrar a tarifa.


Táxis

Eles são padronizados nas cores preto e amarelo, e o número de táxis pela cidade é bem grande. A tarifa começa com $ 300 pesos, e mais $ 120 pesos a cada 60 segundos ou 200 metros percorridos. Em relação aos preços de São Paulo por exemplo, a tarifa aqui é mais em conta, então se você está sozinho, a dois, ou com uma família ou grupo de até 4 pessoas, é uma boa opção para ir a certos lugares em Santiago.

Mas fique atento! Por conta do número grande de turistas brasileiros, tem taxistas que se aproveitam da falta de conhecimento de alguns em relação aos caminhos, a moeda, e a forma que o taxímetro funciona, e agem de má fé aplicando golpes como o de percorrer um trajeto maior que o necessário, adulteram o taxímetro para correr mais rápido, e o golpe da nota de $ 1.000 pesos. Nesse último caso, você dá uma nota de $ 10.000 pesos e ele te distraí conversando, e em seguida diz que você só deu $ 1.000 pesos. Para evitar essas situações, observe a velocidade do taxímetro, também procure conhecer o trajeto que você irá fazer, e leve com você sempre um mapa da cidade. Tem também um aplicativo que você pode usar para calcular a distância, tempo e custo da sua viagem, é bem útil!


Aluguel de carros

Uma boa opção se você está com a sua família ou um grupo grande de amigos. Várias empresas oferecem o serviço de locação de carros, basta ter sua licença para dirigir em dia, e um cartão de crédito. Com opções que vão de carros pequenos para a cidade, ou carros potentes para a estrada, e mini vans para grupos maiores de pessoas. Mas se você pensa em fazer passeios para uma estação de esqui como Valle Nevado por exemplo, ou para Cajón del Maipo, lembre-se que para esses lugares, além de conhecer muito bem o trajeto, você precisa ser aventureiro e ter uma boa experiência no volante, pois são caminhos com uma certo grau de dificuldade, por conta da neve,  das curvas, das pedras e imprevistos pelo caminho.


Transporte privativo

Esse tipo de transporte você pode fazer com a gente! Ele te trás segurança, comodidade e faz você ganhar tempo, já que buscamos e deixamos vocês no hotel. Você pode nos contratar para passeios fora de Santiago como Valparaíso, Valle Nevado, Cajón del Maipo por exemplo, ou para ir em um restaurante ou ponto turístico na cidade mesmo, ou apenas para o transfer in/out do aeroporto. Você escolhe o roteiro e faz sua reserva antecipadamente, e já tem os valores e horários dos passeios predefinidos. Até 4 pessoas fazemos o transporte em carro, e acima de 4  pessoas em uma van. Se houver espaço no carro ou na van, além do motorista, que é meu marido, e alguns bons parceiros que temos, eu posso acompanhar vocês no passeio como guia, dando dicas e informações sobre a cidade e os lugares visitados. Você pode nos contratar para fazer os passeios e transfer sozinho, em casal, com a família ou grupo de amigos, mas sempre entre pessoas conhecidas. No fim dos passeios, normalmente já nos sentimos fazendo parte do grupo, o que sempre nos deixa muito feliz, pois nossa proposta é a de fazer um turismo com os brasileiros de forma mais próxima, mostrando não só os pontos turísticos importantes e conhecidos, e sim um pouco a mais da sua rotina, do seu povo, da sua comida e de lugares que apenas nós que moramos aqui no Chile, conhecemos 🙂

4


 Realizamos passeios privativos e elaboramos roteiros sob medida para brasileiros: contato@feriasnochile.com


2 Comentários

  1. Emanuel

    Gostaria de saber valores de transfer do aeroporto para a rua Santa Rosa no centro e também para Valparaiso e vina del mar e valor nevado

  2. Tania Lanzarini Nogueira

    Olá . Gostaria de saber o preço do Transfer ..Aeroporto Hotel Aeroporto
    Para duas pessoas. Grata Tânia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *